Home
Tecnologia
Booking.com revela tendências de viagem para a Geração Z
Tecnologia

Booking.com revela tendências de viagem para a Geração Z

publisherLogo
33giga
24/05/2024 15h10
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16237494/original/open-uri20240531-56-1apuehg?1717182483
©DepositPhotos
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Eles cresceram em um mundo digital e estão constantemente conectados através de dispositivos móveis e redes sociais. Além disso, são idealistas e valorizam as questões sociais e ambientais, buscando experiências que não apenas os envolvam, mas também contribuam para o bem-estar do planeta e das comunidades locais. A Geração Z, popularmente conhecida como Gen Z, é o grupo dos nascidos entre meados de 1990 até aproximadamente 2010, que são a transição do século 20 para o século 21.

O tempo passou e a Geração Z está crescendo, se tornando um público significativo de viajantes e moldando as tendências do turismo global de maneiras inovadoras. Desde a preferência por experiências autênticas até o uso criativo da tecnologia.

Nascidos na Era da Internet, essa geração cresceu em um mundo altamente digitalizado, no qual a tecnologia e as mídias sociais desempenham papéis centrais em suas vidas. Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 61% dos viajantes brasileiros da Geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar, seguidos dos bons e velhos conselhos de familiares e amigos (51%).

Além disso, 60% desses viajantes gostariam que as hospedagens lhe oferecessem gratuitamente Smart TV e serviços de streaming, mostrando como a Geração Z está sempre conectada e valoriza a flexibilidade e a conveniência, mesmo durante as viagens. E metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens.

Em relação à companhia, 61% dos viajantes brasileiros da Gen Z planejam viajar com membros da família, 50% com o parceiro e 46% com os pais. O fato de que uma porcentagem significativa planeja viajar com membros da família demonstra o forte valor que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.

A pesquisa também revelou que 58% dos viajantes brasileiros da Gen Z planejam fazer uma viagem para a praia e 35% planejam uma viagem para a natureza, aproveitando o momento para visitar parques, lagoas, e observar o céu. A preferência por viagens à praia e perto da natureza reflete o desejo dessa geração por momentos de relaxamento, aventura e a preocupação crescente com o meio ambiente e o bem-estar, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.

A descoberta de novas experiência relacionadas a sabores e culturas também é forte traço dessa geração: 47% dos viajantes da Gen Z provavelmente terão uma experiência gastronômica (por exemplo, fazer uma aula de culinária, um tour gastronômico ou jantar em um restaurante específico) e 41% dos viajantes brasileiros dessa faixa etária tem como motivação para viajar experimentar diferentes estilos de vida e culturas.

Metodologia

Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar desse estudo, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita online, em janeiro e fevereiro de 2024.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também