CJ-2A: primeiro Jeep civil completa 80 anos em 2025
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Primeiro veículo civil da Jeep completou 80 anos no último 17 de julho. Lançado em 1945, o Jeep CJ-2A foi pioneiro ao exibir a icônica grade com sete fendas, elemento de design que atravessou décadas e ainda define a identidade visual da montadora.
Sua importância na história da Jeep é enorme. Ele deu origem à família CJ (Civilian Jeep ou Jeep Civil), que seguiu até a década de 1980 e cuja tradição continua viva até hoje nos modelos Wrangler, Gladiator e Renegade. Voltado ao trabalho no campo e na construção civil, o CJ-2A destacou-se por sua versatilidade. Podia ser equipado com uma ampla gama de acessórios, como guincho, tomadas de força, assentos adicionais, cortador de grama, limpadores de para-brisa a vácuo e até aquecedor, o que o tornava um verdadeiro utilitário multifuncional.
Com 215 mil unidades fabricadas, o CJ-2A tinha o visual característico do Jeep pioneiro, o Willys MB, mas trazia inovações marcantes e detalhes únicos que o diferenciavam. Componentes como a caixa de transferência Spicer 18 e os eixos flutuantes Dana 25 na dianteira e Dana 23-2 na traseira, tornaram-se referência em durabilidade e desempenho off-road, sendo adotados em diversos modelos da Jeep.
Legado do CJ-2A
Um marco na história da Jeep, o CJ-2A foi o ponto de partida da linhagem que moldou o universo off-road, dando origem à família CJ, composta por veículos compactos, robustos e preparados para qualquer terreno.
Em 1949, foi apresentado o segundo membro da linhagem, o CJ-3A, que trouxe melhorias estruturais como para-brisas de peça única e eixo traseiro reforçado, mantendo o motor original, de quatro cilindros com cabeçote em L. O modelo chegou com melhorias estruturais, seguido pelo CJ-3B em 1953, que passou a ser montado no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), pela Willys-Overland do Brasil.
O CJ-5, fabricado de 1957 a 1982, e o CJ-6 introduzido em 1956 e produzido até 1975, vieram depois e receberam ainda eixos mais robustos, freios maiores e bitola mais larga.
A grande virada, por sua vez, veio em 1976, com o lançamento do CJ-7 – primeiro Jeep a oferecer transmissão automática, teto rígido moldado e portas de aço como opcionais. Com entre-eixos maior e visual mais moderno, o modelo foi um marco.
Ao longo de quatro décadas, mais de 1,5 milhão de veículos CJ foram produzidos, preservando não apenas o design clássico que marcou gerações, mas a essência da Jeep: a capacidade off-road e o espírito de liberdade que transformaram a linha em símbolo de liberdade e aventura.