Galaxy Z TriFold: Samsung apresenta celular que dobra em três
33giga
Nesta segunda-feira (1º), a Samsung anunciou o Galaxy Z TriFold. Construído com base em uma década de atuação na categoria de dobráveis, o modelo reúne as tecnologias mais recentes da empresa para um design com múltiplas dobras. O formato fino mantém a portabilidade de um smartphone premium e, quando desdobrado duas vezes, expõe uma tela de 10 polegadas.
Um olhar para o futuro
A Samsung atua há anos no desenvolvimento de dispositivos móveis e introduziu categorias como telas grandes, dobráveis e recursos de AI em smartphones. Com base em pesquisa e desenvolvimento, fabricação própria e controle de qualidade, o Galaxy Z TriFold segue a estratégia da empresa de priorizar produtividade sem abrir mão da portabilidade.
A inovação adotada no Galaxy Z TriFold deriva da análise de uso dos consumidores. A experiência acumulada na categoria de dobráveis orientou o design multidobrável do modelo, que utiliza dobra interna para proteger a tela principal. O mecanismo de abertura inclui alertas automáticos sobre dobras incorretas, exibidos na tela e por vibração.
Com 3,9 mm de espessura em seu ponto mais fino, o novo smartphone integra a plataforma Snapdragon 8 Elite Mobile Platform for Galaxy, câmera de 200 MP e a maior bateria já utilizada em um Galaxy Z. O componente de três células, totalizando 5.600 mAh, é distribuído pelos três painéis, visando equilíbrio de energia. O carregamento rápido de 45 W complementa o conjunto.
Para conciliar desempenho e estrutura fina, a Samsung otimizou a tecnologia dobrável central. O dispositivo reúne:
-
Dobradiças atualizadas: a empresa aprimorou a Armor FlexHinge, adotando duas dobradiças de tamanhos diferentes com estrutura de trilho duplo. O sistema reduz a folga entre os painéis da tela e contribui para a portabilidade.
-
Tela dobrável revisada: a nova tecnologia de display suporta a tela de 10 polegadas com dobra dupla. Uma camada reforçada foi acrescentada à área de absorção de impacto.
-
Materiais externos avançados: a dobradiça utiliza titânio, que protege o mecanismo e reduz desgaste. A estrutura é composta por Advanced Armor Aluminum e o painel traseiro usa polímero reforçado com fibra de vidro e cerâmica.
-
Inspeção individual: cada unidade passa por testes como tomografia da placa de circuito impresso flexível e checagem a laser dos componentes internos.
Smartphone Galaxy com AI mais versátil da Samsung
A tela de 10 polegadas – a maior em um Galaxy – foi projetada para multitarefa. Aberta, corresponde a três telas de 6,5 polegadas. É possível usar três aplicativos lado a lado, ajustar janelas e organizar documentos. A barra de tarefas exibe softwares usados recentemente. Aplicativos como Meus Arquivos e Samsung Health foram adaptados ao formato.
O Galaxy Z TriFold é o primeiro smartphone Galaxy com Samsung DeX independente. Pelo menu de Configurações Rápidas, é possível acessar até quatro espaços de trabalho, cada um com cinco aplicativos simultâneos. O dispositivo também permite segundo monitor no modo Estendido, com transferência de aplicativos entre telas, além de suporte a teclado e mouse Bluetooth.
Experiência de visualização
O formato do Galaxy Z TriFold amplia seu uso para consumo de mídia. A tela principal de 10 polegadas permite reproduzir vídeos e acessar comentários simultaneamente. As dobras reduzidas minimizam interrupções visuais e, fechado, o dispositivo mantém perfil fino.
A tela externa AMOLED Dinâmico 2X tem taxa de atualização de até 120 Hz. O modelo alcança até 2.600 nits no painel externo e 1.600 nits na tela principal. O Vision Booster ajusta cores e contraste conforme a iluminação ambiente.
Disponibilidade do Galaxy Z TriFold
O Galaxy Z TriFold estará disponível na Coreia do Sul a partir de 12 de dezembro e, posteriormente, em China, Taiwan, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. Em cada mercado, o produto será oferecido em lojas selecionadas para demonstração e suporte. Não há previsão de chegada ao Brasil.
