Home
Tecnologia
China lança o primeiro robô do mundo capaz de trocar sua própria bateria
Tecnologia

China lança o primeiro robô do mundo capaz de trocar sua própria bateria

publisherLogo
Aventuras Na História
21/07/2025 17h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16565763/original/open-uri20250721-35-1g7xfv9?1753118412
©Reprodução/Vídeo/YouTube/UBTECH Robotics
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Entre os diversos robôs humanoides inovadores disponíveis no mercado, destaca-se o Walker S2, uma criação da empresa chinesa UBTECH, que foi lançada neste ano. Este robô, que possui a capacidade de trocar seu próprio pacote de baterias, permite um funcionamento autônomo contínuo, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com 1,62 metros de altura e pesando 43 quilos, o Walker S2 assemelha-se em tamanho e peso a um adulto pequeno. Ele utiliza um sistema de baterias dual com uma bateria de lítio de 48 volts, proporcionando ao robô a habilidade de caminhar por até duas horas ou permanecer em pé por quatro horas antes de necessitar de recarga. O processo completo de recarga leva cerca de 90 minutos.

Um dos recursos mais impressionantes do Walker S2, considerado um marco pela UBTECH, é a sua autonomia para realizar a troca do próprio pacote de bateria sem a necessidade de intervenção humana. Em um vídeo promocional divulgado em 17 de julho no YouTube, o robô pode ser visto se aproximando de uma estação de carregamento para efetuar a troca.

Funcionamento

Segundo o 'Live Science', ao se posicionar de costas em relação à estação, o robô utiliza seus braços para remover o pacote de bateria que está acoplado em suas costas e colocá-lo em um slot vazio para recarregar. Em seguida, ele retira uma bateria nova da unidade e a insere em seu compartimento.

Quando uma das baterias se esgota, o Walker S2 automaticamente realiza a troca. O robô também é capaz de monitorar seu nível de energia restante e avaliar se é mais adequado substituir uma das baterias ou iniciar o processo de recarga com base na prioridade das tarefas que precisa realizar, conforme relatado pela publicação chinesa CnEVPost.

Destinado a ambientes como fábricas ou como um assistente humanoide para recepção em locais públicos, o Walker S2 possui 20 graus de liberdade – número que indica as diversas formas que suas articulações podem se mover – e é compatível com conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também