Estudo revela interações surpreendentes entre orcas e humanos no mar

Aventuras Na História






Uma nova pesquisa que documenta orcas oferecendo alimento a humanos em seu habitat natural desafia concepções tradicionais sobre o comportamento social dos animais, trazendo à tona uma dinâmica pouco compreendida entre os mamíferos marinhos e os seres humanos, marcada por interações lúdicas e sociais.
Publicada na Journal of Comparative Psychology, a investigação conduzida por cientistas do Canadá, Nova Zelândia e México analisou 34 interações ao longo de duas décadas nas quais as orcas tentaram compartilhar comida com humanos. Os eventos ocorreram em diversas localidades ao redor do mundo, incluindo os oceanos da Califórnia, Nova Zelândia, Noruega e Patagônia.
"Orcas costumam compartilhar alimento entre si. Essa é uma atividade pró-social que contribui para o fortalecimento das relações dentro do grupo", comentou Jared Towers, autor principal do estudo. "O fato de também compartilharem com humanos pode indicar um interesse em se relacionar conosco".
A equipe de pesquisadores analisou cada uma das 34 ocorrências de compartilhamento de alimentos, observando que em 11 delas os humanos estavam na água quando as orcas se aproximaram. Em 21 casos, as pessoas estavam em embarcações e, em duas situações, estavam na costa.
Em todas essas ocasiões, as orcas se aproximaram voluntariamente e deixaram suas presas à frente dos humanos. "Esse comportamento pode representar algumas das primeiras observações de um predador selvagem utilizando intencionalmente a presa para explorar diretamente o comportamento humano", afirmaram os pesquisadores.
Além disso, os pesquisadores notaram que as orcas aguardavam para observar o que aconteceria após a oferta em todas as situações, exceto em uma. O estudo revelou que as orcas tentaram persuadir os humanos, oferecendo o alimento mais de uma vez em sete casos após uma recusa inicial.
Estratégia
Segundo o 'Independent', reconhecendo a inteligência e natureza social das orcas, os cientistas sugerem que o compartilhamento de alimento pode ser uma estratégia para estabelecer vínculos com indivíduos tanto da mesma família quanto com desconhecidos.
Considerando que as orcas frequentemente caçam presas grandes, elas possuem uma abundância de alimento disponível. "Oferecer itens aos humanos poderia incluir oportunidades para as orcas praticarem comportamentos culturais aprendidos, explorarem ou brincarem e, ao fazer isso, aprenderem sobre nós ou manipularem nossas reações", conclui o estudo.
"Dadas as avançadas habilidades cognitivas e a natureza social e cooperativa dessa espécie, assumimos que qualquer uma ou todas essas explicações para tal comportamento são possíveis", finalizam os pesquisadores.


