Home
Tecnologia
Lander americano pousa na Lua e registra imagens impressionantes
Tecnologia

Lander americano pousa na Lua e registra imagens impressionantes

publisherLogo
Aventuras Na História
05/03/2025 11h22
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma startup americana pousou uma nave espacial robótica na Lua no último domingo, 2. A Firefly Aerospace divulgou recentemente imagens impressionantes do pouso, que ocorreu em uma planície de lava na região de Mare Crisium. O vídeo, com qualidade excepcional, registra toda a aproximação, a queima dos propulsores e o toque suave no solo lunar.

As imagens revelam detalhes fascinantes, como as nuvens de poeira lunar levantadas pelo módulo Blue Ghost à medida que descia. O pouso ocorreu com o sol baixo no horizonte, criando uma cena espetacular com a sombra da espaçonave projetada sobre a superfície.

"Veja Firefly pousar na lua! Após identificar perigos na superfície e selecionar um local de pouso seguro, BlueGhost pousou diretamente sobre o alvo em Mare Crisium. Um momento histórico em 2 de março que nunca esqueceremos. Temos poeira lunar em nossas botas!", celebrou a empresa nas redes sociais, segundo informações do portal O Globo.

O módulo de pouso, do tamanho de um carro e revestido de dourado, foi lançado em 15 de janeiro a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9. Durante sua jornada, capturou imagens impressionantes da Terra e da Lua. Ele compartilhou o voo com um módulo japonês, que tentará seu próprio pouso lunar em maio.

Eclipse

Projetado para operar por um dia lunar completo — o equivalente a 14 dias terrestres —, o Blue Ghost deverá registrar em alta definição um eclipse total no dia 14 de março, quando a Terra bloqueará a luz do Sol no horizonte lunar.

A missão transportou dez instrumentos científicos da NASA como parte do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS). Muitos desses instrumentos focam no estudo da poeira lunar, conhecida por ser pegajosa, afiada e potencialmente prejudicial tanto para equipamentos quanto para futuros astronautas. Além disso, os experimentos a bordo irão testar novas tecnologias para navegação lunar mais precisa, analisar como as naves interagem com a superfície do satélite e investigar a influência do campo magnético da Terra no clima espacial.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também