Lua de Morango: entenda fenômeno registrado ao redor do mundo

Aventuras Na História






Uma impressionante Lua de Morango iluminou os céus ao redor do mundo nesta quarta-feira, 11, sendo registrada em diversas fotografias que mostraram sua beleza surgindo por trás de monumentos históricos, arranha-céus e paisagens naturais.
A Lua de Morango é conhecida como a última lua cheia da primavera no hemisfério Norte e recebeu esse nome das tribos nativas da América do Norte, que associavam sua aparição ao período da colheita de morangos silvestres. Embora a safra da fruta ocorra em outra estação no Brasil, o nome se popularizou globalmente.

Neste ano, o fenômeno teve um destaque ainda maior por coincidir com a chamada grande paralisação lunar — um evento astronômico raro, que acontece a cada 18,6 anos. Conforme informações do portal O Globo, durante esse período, há uma alteração na inclinação da órbita da Lua, o que faz com que o satélite atinja posições mais elevadas no céu, especialmente visíveis no hemisfério Sul. Essa condição favoreceu observações mais amplas e visuais ainda mais espetaculares.
Outros nomes
Vale destacar que a Lua de Morango também é conhecida por outros nomes, dependendo da tradição cultural: Lua da Rosa, Lua Quente, Lua do Plantio e Lua do Hidromel estão entre as variações. Já para os cientistas da NASA, ela é chamada carinhosamente de "Lua do LRO", em referência à sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, lançada em junho de 2009 com a missão de estudar a superfície lunar.


