Home
Tecnologia
Nova descoberta sugere que rugido dos dinossauros pode ser mera invenção
Tecnologia

Nova descoberta sugere que rugido dos dinossauros pode ser mera invenção

publisherLogo
Aventuras Na História
22/07/2025 17h35
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um grupo de pesquisadores fez uma descoberta significativa ao encontrar um dinossauro fossilizado com estruturas vocais que lembram as das aves, datando de 163 milhões de anos.

Essa nova evidência sugere que os sons emitidos por algumas espécies de dinossauros podem ter sido bem diferentes da representação popular encontrada em filmes.

O fóssil, que preserva características anatômicas da garganta, foi identificado como pertencente a um herbívoro de aproximadamente 60 centímetros de comprimento, batizado de Pulaosaurus. Este espécime foi descoberto em rochas localizadas no nordeste da China e faz parte de uma formação geológica do período Jurássico.

Novas ideias

Tradicionalmente, a imagem dos dinossauros é associada a criaturas gigantescas que emitem rugidos potentes. No entanto, até o presente momento, a ciência não havia encontrado evidências concretas para sustentar essa visão.

A pesquisa conduzida por cientistas da Universidade da Academia Chinesa de Ciências sugere que a vocalização desse dinossauro poderia ter se assemelhado mais à de um pássaro do que ao som ameaçador que costuma ser retratado nas telas.

O Pulaosaurus, considerado um dos primeiros membros da linhagem que daria origem aos hadrossauros e dinossauros chifrados, possui um esqueleto quase completo que oferece detalhes valiosos sobre sua anatomia.

Embora fósseis anteriores tenham revelado outros dinossauros importantes, como o proto-pássaro Anchiornis e o pequenoYi qi, o Pulaosaurus se destaca pela preservação da região da garganta.

Os pesquisadores observaram ao Ny Times que, ao contrário do que ocorre na maioria dos fósseis, esta parte do corpo foi conservada de maneira excepcional. A análise revelou ossos na estrutura vocal semelhantes aos encontrados em aves modernas.

Segundo relata ao jornal o paleontólogo Xing Xu, autor do estudo, "é possível que essa espécie tenha uma vocalização semelhante à das aves, mas prever como isso era exatamente é desafiador".

Ainda há muito a se descobrir sobre a natureza dos sons produzidos pelos dinossauros. Contudo, a descoberta do Pulaosaurus lança novas luzes sobre as origens da vocalização avícola, sugerindo que essas características podem ter raízes profundas na era dos dinossauros.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também