Home
Tecnologia
O que a psicologia diz sobre as pessoas com pouca presença nas redes sociais?
Tecnologia

O que a psicologia diz sobre as pessoas com pouca presença nas redes sociais?

publisherLogo
Bons Fluidos
14/07/2025 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

É bem provável que você conheça alguém que dificilmente usa redes sociais. Apesar de nos dias atuais este ser um fenômeno menos concorrente, ainda há pessoas sem qualquer presença online ou até aqueles que criaram perfis, mas não postam novidades, preferindo por somente acompanhar a vida de seus amigos. Muitos podem pensar que o costume é motivado por uma personalidade mais reservada. Entretanto, a psicologia explica que esses indivíduos apresentam outras características.

O que a baixa presença online revela?

De acordo com especialistas, as pessoas que usam pouco as plataformas digitais tendem a preservar pela saúde mental. Isso porque algumas acreditam que o ambiente das redes afeta o emocional por incentivar a comparação constante, impactando a autoestima e levando ao desenvolvimento de transtornos mentais. Por isso, ao deixar a vida online em segundo plano, esses indivíduos mostram que priorizam o bem-estar psicológico.

Ademais, evidenciam o desejo de regular e controlar como se sentem. Há ainda a preferência por relações autênticas. A psicologia revela que eles evitam as plataformas, pois dão preferência para vínculos mais reais e tangíveis. Ou seja, optam por socializar e conhecer pessoas presencialmente. Isso demonstra ainda que essas pessoas são seletivas.

Outro traço de personalidade, no caso daqueles que dificilmente fazem publicações, é o apreço pela privacidade. Na opinião dos profissionais, esse princípio também reforça o fato de os indivíduos recorrem frequentemente à reflexão, o que os leva a repensar o que querem compartilhar.

Como redes sociais podem prejudicar a saúde mental?

O universo online é perfeito, certo? Basta uma olhada rápida nas redes sociais para chegar à conclusão que (parece que) ninguém tem problemas, dívidas ou chateações cotidianas. Os usuários exalam felicidade, sucesso, conquistas perfeitas, uma vida plena. Porém, é irreal. Ninguém é feliz ou exalta beleza por 24 horas. Problemas existem para todos, uns com mais outros com menos. Confira a matéria completa. 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também