Home
Tecnologia
Cadastro Nacional amplia proteção ao consumidor na compra de celulares usados
Tecnologia

Cadastro Nacional amplia proteção ao consumidor na compra de celulares usados

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/07/2025 15h43
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), implementou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) nesta segunda-feira (14). A nova ferramenta unifica informações de aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio, trazendo mais segurança para o consumidor na hora da compra. Com a integração de dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), os cidadãos agora podem verificar se um dispositivo possui alguma restrição antes de adquiri-lo.

O objetivo do CNCR é fortalecer a prevenção à receptação de celulares roubados, combater a criminalidade e proteger o consumidor durante a compra de um novo telefone. Disponível no aplicativo Celular Seguro, para plataformas Android e iOS, o sistema simplifica a consulta inserindo apenas o número do IMEI, a identificação única do aparelho.

O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou a importância do cadastro para garantir ao cidadão o direito de adquirir um celular de forma segura. Com o CNCR, a ferramenta Celular Seguro segue proporcionando mais tranquilidade aos brasileiros na hora de comprar um dispositivo tão essencial nos dias atuais.

Por meio do app Celular Seguro, o usuário pode verificar a existência de restrições em um celular seguindo simples passos: baixar o aplicativo, selecionar "Celulares com Restrição", digitar o número do IMEI ou utilizar a câmera para ler o código de barras. Caso não haja impedimentos, a tela indicará que o aparelho está liberado para uso, garantindo uma compra segura e consciente ao consumidor.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também