Cadastro Nacional amplia proteção ao consumidor na compra de celulares usados
ICARO Media Group TITAN

O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), implementou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) nesta segunda-feira (14). A nova ferramenta unifica informações de aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio, trazendo mais segurança para o consumidor na hora da compra. Com a integração de dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), os cidadãos agora podem verificar se um dispositivo possui alguma restrição antes de adquiri-lo.
O objetivo do CNCR é fortalecer a prevenção à receptação de celulares roubados, combater a criminalidade e proteger o consumidor durante a compra de um novo telefone. Disponível no aplicativo Celular Seguro, para plataformas Android e iOS, o sistema simplifica a consulta inserindo apenas o número do IMEI, a identificação única do aparelho.
O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou a importância do cadastro para garantir ao cidadão o direito de adquirir um celular de forma segura. Com o CNCR, a ferramenta Celular Seguro segue proporcionando mais tranquilidade aos brasileiros na hora de comprar um dispositivo tão essencial nos dias atuais.
Por meio do app Celular Seguro, o usuário pode verificar a existência de restrições em um celular seguindo simples passos: baixar o aplicativo, selecionar "Celulares com Restrição", digitar o número do IMEI ou utilizar a câmera para ler o código de barras. Caso não haja impedimentos, a tela indicará que o aparelho está liberado para uso, garantindo uma compra segura e consciente ao consumidor.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads