Home
Tecnologia
Google lança no Brasil o Modo IA na Busca
Tecnologia

Google lança no Brasil o Modo IA na Busca

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
08/09/2025 18h44
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16601203/original/open-uri20250908-87-1kagibf?1757361088
©Reprodução / Google
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Google iniciou a disponibilização do Modo IA no Brasil, uma ferramenta que promove respostas diretas às perguntas dos usuários. Diferente da busca tradicional que exibe uma lista de links como resultados, o Modo IA gera um resumo de centenas de páginas organizadas pela inteligência artificial em um formato de "relatório especializado". Nos Estados Unidos, a implementação dessa funcionalidade causou uma sensível redução no tráfego de sites de notícias, como indicam dados da Similarweb.

O Modo IA estará acessível como uma aba nas páginas de busca, sendo disponibilizado tanto na versão web quanto nos aplicativos para Android e iOS. Ele não deve ser confundido com o que Google chama de AI Overview, um resumo feito por IA quando são realizadas buscas no Google. O anúncio desta segunda-feira (8) é sobre uma aba separada da busca para perguntas complexas.

Essa nova opção responde a perguntas complexas, oferece recomendações, interpreta instruções detalhadas e até mesmo planeja viagens. Além disso, a pesquisa pode ser realizada de forma multimodal, permitindo o uso de texto, voz ou imagem, seja através da câmera do celular ou do computador.

A mudança na dinâmica de busca promovida pelo Modo IA despertou preocupações entre veículos de comunicação nos Estados Unidos. A presidente da News/Media Alliance, Danielle Coffey, afirmou que "o Google pega o conteúdo à força e o utiliza sem dar nada em troca - a definição de roubo", indicando que a implementação dessa ferramenta pode reduzir significativamente o tráfego direcionado aos sites de notícias, afetando a circulação e a audiência dessas plataformas. A tendência de queda no acesso também se refletiu nos números do tráfego de pesquisa orgânica de sites renomados, como o HuffPost, Washington Post, Wall Street Journal e The New York Times.

Nicholas Thompson, presidente executivo da revista The Atlantic, enfatizou que o Google está se transformando de um mecanismo de busca para um mecanismo de respostas, alterando a forma como os usuários acessam e consomem informações. A estratégia da gigante das buscas em liderar na área de inteligência artificial visa democratizar o acesso a essa tecnologia, tornando-a mais acessível e abrangente quando comparada a soluções como a da Open AI, que oferece planos de acesso pagos. A abordagem do Modo IA também tem como objetivo fornecer respostas personalizadas, capitalizando em sua vasta base de dados para se diferenciar da concorrência e manter sua posição de destaque no mercado.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também