Home
Tecnologia
Meteoros iluminarão o céu em evento astronômico imperdível nesta semana
Tecnologia

Meteoros iluminarão o céu em evento astronômico imperdível nesta semana

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
29/07/2025 19h03
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na madrugada da próxima quinta-feira, 31 de julho, o céu estará iluminado por dois espetáculos celestes: as chuvas de meteoros Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul. Segundo o Observatório Nacional (ON), as melhores chances para observar esses fenômenos serão na noite de quarta-feira e durante a madrugada de quinta-feira.

Os meteoros são corpos celestes pequenos que entram na atmosfera terrestre, gerando um espetáculo de luzes conhecido popularmente como estrela cadente. A chuva de meteoros Alpha Capricornídeos, com taxa de cinco meteoros por hora, atingirá seu ápice na noite de quarta-feira. Os meteoros brilhantes são caracterizados por aspectos de bolas de fogo, viajando a uma velocidade de 23 quilômetros por segundo e localizados na Constelação de Capricórnio.

Mais intensa, a chuva Delta Aquáridas do Sul, com uma taxa de 15 a 25 meteoros por hora, terá seu momento de pico na madrugada de quinta-feira. Os meteoros apresentam uma velocidade de 41 km/s e estarão localizados na Constelação de Aquário. Os especialistas recomendam procurar locais com céus escuros, longe da poluição luminosa, e focar nas constelações de Capricórnio e Aquário para uma observação privilegiada.

Além de maravilhar os apreciadores de fenômenos astronômicos, as chuvas de meteoros desempenham um papel crucial na estimativa e monitoramento de detritos espaciais numa órbita próxima à Terra e à Lua. Isso beneficia missões espaciais e centros de controle de satélites, permitindo o aprimoramento de estratégias de proteção para naves e equipamentos. Entender a formação do Sistema Solar também é um dos benefícios desses eventos celestes, pois investigar as propriedades dos detritos ajuda a compreender mais sobre cometas, fragmentos lunares, objetos próximos à órbita terrestre e outros corpos celestes.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também