Home
Tecnologia
Polícia do Rio desmonta fraude contra a Uber com uso de inteligência artificial
Tecnologia

Polícia do Rio desmonta fraude contra a Uber com uso de inteligência artificial

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/08/2025 14h24
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Rota Falsa para desarticular um esquema de fraude que gerou prejuízo de cerca de R$ 115 mil à Uber. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão contra Pedro Pascoli Plata Souza e Yasmim Gusmão Soares, apontados como responsáveis pela criação de contas falsas de motoristas e passageiros por meio de inteligência artificial.

Segundo a Delegacia de Defraudações, o golpe resultou em quase duas mil viagens irregulares. A própria Uber identificou 1.922 corridas suspeitas pagas via Pix e acionou a polícia. Nos registros, os passageiros não efetuavam pagamento, enquanto os motoristas recebiam o valor integral. Pelo menos 70 perfis de condutores foram criados de forma fraudulenta, levantando indícios de participação de outros envolvidos.

As investigações apontam que 1.125 corridas foram canceladas com prejuízo por paradas inseridas de forma indevida. Das 797 viagens concluídas, 478 estavam ligadas a um único endereço associado a Pedro Pascoli. Os motoristas dessas corridas tinham contas bancárias em nome de Yasmim Gusmão.

O inquérito revelou que 69 das 73 contas usadas burlaram o sistema de verificação de identidade com fotos manipuladas. Além disso, outras 85 contas de motoristas apresentavam dados bancários ligados a Pascoli. A Uber informou que seus mecanismos antifraude detectaram a operação suspeita e que a empresa colaborou integralmente com as autoridades.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também