Robô guiado por IA realiza cirurgia de vesícula biliar em paciente real pela primeira vez

ICARO Media Group TITAN






Pela primeira vez na história, um robô guiado por inteligência artificial realizou uma cirurgia em um paciente real. O sistema, denominado SRT-H, foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos e executou com sucesso uma colecistectomia, também conhecida como remoção da vesícula biliar. O marco da inovação foi publicado na revista Science Robotics .
O robô SRT-H foi treinado por meio de técnicas de aprendizado de máquina e inteligência artificial, semelhantes às utilizadas pelo ChatGPT da OpenAI. A máquina aprendeu a realizar a cirurgia assistindo a vídeos de cirurgiões da Universidade Johns Hopkins realizando o procedimento em cadáveres de porcos e recebeu instruções da equipe por comandos de voz durante a operação, atingindo uma precisão de 100%.
Embora o robô tenha levado mais tempo para concluir a cirurgia em comparação a um cirurgião humano, os pesquisadores afirmam que os resultados foram equivalentes aos de um médico especialista. O robô SRT-H, ao contrário de outras tecnologias existentes, consegue se adaptar em tempo real, tomar decisões rápidas e se autocorrigir em caso de imprevistos durante o procedimento.
O desenvolvimento dessa tecnologia começou em 2022, quando outro robô autônomo chamado "STAR", também criado por Axel Krieger, realizou a primeira cirurgia autônoma em um animal vivo. No entanto, o SRT-H representa um avanço significativo, sendo capaz de realizar cirurgias de forma autônoma, interativa e adaptativa. A equipe da Universidade Johns Hopkins pretende expandir o treinamento e os testes do sistema em diversas outras cirurgias no futuro. Este feito representa um marco na possibilidade de automação de procedimentos cirúrgicos complexos com alta robustez.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky e Threads


