Vídeo de IA de canguru viraliza enganando milhões nas redes sociais
ICARO Media Group TITAN

Um vídeo de um canguru segurando uma passagem aérea, que circulou nas redes sociais, tornou-se um fenômeno viral, enganando aproximadamente 74 milhões de pessoas no Twitter. A cena divertida, que parecia autêntica, na verdade foi criada inteiramente por Inteligência Artificial (IA). O "canguru de apoio emocional" se tornou o primeiro vídeo gerado por IA a viralizar organicamente sem a maioria das pessoas perceber que era falso.
O vídeo original foi criado pelo perfil de VFX Infinite Unreality no Instagram, conhecido por postar conteúdo surreal gerado por IA. O sucesso da publicação foi notável, com mais de 74 milhões de visualizações após ter sido compartilhado por diversas contas populares, incluindo o DramaAlert. O vídeo original já tinha alcançado 1 milhão de curtidas e quase 16 milhões de visualizações em apenas 3 dias, antes de se tornar viral.
Muitos internautas acreditaram na veracidade do vídeo, defendendo o "direito" do canguru de viajar e interagindo com a publicação de maneira séria. Mesmo com comentários irônicos, o engano foi nítido, levando algumas pessoas a confessarem que caíram na armadilha da fake news. O caso do canguru destaca a barreira tecnológica que estamos atravessando, em que conteúdos gerados por IA se assemelham cada vez mais à realidade, dificultando a distinção entre o verdadeiro e o falso.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky, Threads e Telegram.
