TIM investe R$ 250 milhões em Minas Gerais

ICARO Media Group








A TIM quer consolidar ainda mais seu protagonismo em cobertura 5G e experiência de conectividade em Minas Gerais, ao mesmo tempo em que estreita os laços com os consumidores mineiros com novas lojas e presença de marca. Esse é o mote do atual projeto da operadora no Estado, que conta com investimento de R$ 250 milhões focado, principalmente, em expansão de rede e capilaridade comercial.
Os novos aportes vão permitir que a operadora amplie significativamente sua cobertura 5G em Minas Gerais, passando de 57 para 131 cidades atendidas em um ano — mais que dobrando sua presença com a quinta geração de rede móvel. Com a evolução já em curso, a operadora encerrou o mês de julho com 70 municípios cobertos com 5G. No 4G, também já há uma expansão em andamento, com novos sites que ampliarão o alcance e capacidade de rede em 60 municípios nas áreas de DDD 31 e 34. O projeto vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas na capital Belo Horizonte e área metropolitana, e em outras cidades importantes do estado como Uberlândia, Betim, Santa Luzia, Ipatinga, Pato de Minas e Patrocínio, e em pequenos municípios como Antônio Dias, Belo Vale, São Brás do Suaçuí e Cruzeiro da Fortaleza.
O objetivo é aprimorar uma experiência que já é única. Na última avaliação nacional da Opensignal, empresa independente que analisa a performance da rede móvel, a TIM aparece na primeira colocação de sete das 14 categorias, incluindo em “qualidade consistente” pela terceira vez consecutiva, “experiência de vídeo” e “disponibilidade de sinal” em todas as tecnologias. Em Belo Horizonte, a operadora é a primeira colocada também em “qualidade consistente” e pretende – com os novos investimentos – consolidar essa posição e reforçar a rede em outros pontos do Estado.
A evolução da rede nas cidades vem sendo acompanhada de um crescimento também em rodovias. Minas Gerais possui a maior malha viária do Brasil e a TIM já lidera a conectividade nesse ecossistema. Até o fim do ano, serão 11 mil quilômetros cobertos no total, com rede em trechos com e sem concessão. Nas áreas privadas, são destaques os contratos com a EcoRodovias para conexão da Ecovias Rio Minas, o Grupo EPR, conectando mais de 1.000 quilômetros de vias na EPR Triângulo e EPR Sul de Minas, e com a Way 262 na BR-262, que liga a capital ao Triângulo Mineiro.
“A nossa jornada em Minas Gerais é de evolução constante. Fomos a primeira operadora – e ainda somos a única – a cobrir todas as cidades mineiras com 4G. Lideramos a implementação do 5G no Estado desde o primeiro momento, levando, inclusive, a tecnologia de quinta geração a 100% dos bairros de Belo Horizonte de forma pioneira. Também nos destacamos em qualidade de serviço e na conectividade em rodovias. Agora, entramos em uma fase de mais investimentos e ainda maior proximidade com o consumidor para potencializar nossa relação com os clientes mineiros, em linha com nossa campanha institucional ‘Você pode tudo’. Queremos que Minas Gerais se desenvolva ainda mais com tecnologia de ponta”, comenta Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM.
Para reforçar sua marca no Estado, a TIM aposta em ampliação de capilaridade, dentre outras iniciativas. Serão 13 novas lojas abertas em 2025, com inaugurações em Juiz de Fora, Governador Valadares, Cataguases, Extrema, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Barbacena, Poços de Caldas, Ibirité e Ituiutaba. Além disso, a loja da Savassi, um dos pontos mais icônicos de Belo Horizonte, está sendo transformada em uma loja conceito, com experiências como o painel de música, que exibe e comercializa os dispositivos musicais mais recentes do mercado. Outro destaque é o espaço de Casa Conectada, que simula ambientes de uma residência adaptados ao universo de Internet das Coisas (IOT), por meio de acessórios e serviços conectados ao 5G e vendidos pela operadora.
Aproveitando sua forte ligação com a música, a companhia também busca patrocinar eventos e, recentemente, apoiou o Festival Breve, em Uberlândia. Estão previstas parcerias de mídia e o foco de comunicação no momento é a campanha de Dia dos Pais, com filme institucional e de varejo, que apresenta a oferta do Samsung Galaxy S25 com desconto no Samsung Galaxy Watch 7.
A TIM quer consolidar ainda mais seu protagonismo em cobertura 5G e experiência de conectividade em Minas Gerais, ao mesmo tempo em que estreita os laços com os consumidores mineiros com novas lojas e presença de marca. Esse é o mote do atual projeto da operadora no Estado, que conta com investimento de R$ 250 milhões focado, principalmente, em expansão de rede e capilaridade comercial.
Os novos aportes vão permitir que a operadora amplie significativamente sua cobertura 5G em Minas Gerais, passando de 57 para 131 cidades atendidas em um ano — mais que dobrando sua presença com a quinta geração de rede móvel. Com a evolução já em curso, a operadora encerrou o mês de julho com 70 municípios cobertos com 5G. No 4G, também já há uma expansão em andamento, com novos sites que ampliarão o alcance e capacidade de rede em 60 municípios nas áreas de DDD 31 e 34. O projeto vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas na capital Belo Horizonte e área metropolitana, e em outras cidades importantes do estado como Uberlândia, Betim, Santa Luzia, Ipatinga, Pato de Minas e Patrocínio, e em pequenos municípios como Antônio Dias, Belo Vale, São Brás do Suaçuí e Cruzeiro da Fortaleza.
O objetivo é aprimorar uma experiência que já é única. Na última avaliação nacional da Opensignal, empresa independente que analisa a performance da rede móvel, a TIM aparece na primeira colocação de sete das 14 categorias, incluindo em “qualidade consistente” pela terceira vez consecutiva, “experiência de vídeo” e “disponibilidade de sinal” em todas as tecnologias. Em Belo Horizonte, a operadora é a primeira colocada também em “qualidade consistente” e pretende – com os novos investimentos – consolidar essa posição e reforçar a rede em outros pontos do Estado.
A evolução da rede nas cidades vem sendo acompanhada de um crescimento também em rodovias. Minas Gerais possui a maior malha viária do Brasil e a TIM já lidera a conectividade nesse ecossistema. Até o fim do ano, serão 11 mil quilômetros cobertos no total, com rede em trechos com e sem concessão. Nas áreas privadas, são destaques os contratos com a EcoRodovias para conexão da Ecovias Rio Minas, o Grupo EPR, conectando mais de 1.000 quilômetros de vias na EPR Triângulo e EPR Sul de Minas, e com a Way 262 na BR-262, que liga a capital ao Triângulo Mineiro.
“A nossa jornada em Minas Gerais é de evolução constante. Fomos a primeira operadora – e ainda somos a única – a cobrir todas as cidades mineiras com 4G. Lideramos a implementação do 5G no Estado desde o primeiro momento, levando, inclusive, a tecnologia de quinta geração a 100% dos bairros de Belo Horizonte de forma pioneira. Também nos destacamos em qualidade de serviço e na conectividade em rodovias. Agora, entramos em uma fase de mais investimentos e ainda maior proximidade com o consumidor para potencializar nossa relação com os clientes mineiros, em linha com nossa campanha institucional ‘Você pode tudo’. Queremos que Minas Gerais se desenvolva ainda mais com tecnologia de ponta”, comenta Fabio Avellar, VP de Receitas da TIM.
Para reforçar sua marca no Estado, a TIM aposta em ampliação de capilaridade, dentre outras iniciativas. Serão 13 novas lojas abertas em 2025, com inaugurações em Juiz de Fora, Governador Valadares, Cataguases, Extrema, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Barbacena, Poços de Caldas, Ibirité e Ituiutaba. Além disso, a loja da Savassi, um dos pontos mais icônicos de Belo Horizonte, está sendo transformada em uma loja conceito, com experiências como o painel de música, que exibe e comercializa os dispositivos musicais mais recentes do mercado. Outro destaque é o espaço de Casa Conectada, que simula ambientes de uma residência adaptados ao universo de Internet das Coisas (IOT), por meio de acessórios e serviços conectados ao 5G e vendidos pela operadora.
Aproveitando sua forte ligação com a música, a companhia também busca patrocinar eventos e, recentemente, apoiou o Festival Breve, em Uberlândia. Estão previstas parcerias de mídia e o foco de comunicação no momento é a campanha de Dia dos Pais, com filme institucional e de varejo, que apresenta a oferta do Samsung Galaxy S25 com desconto no Samsung Galaxy Watch 7.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.



