TIM passa a integrar Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
ICARO Media Group
No mês dedicado ao combate ao racismo e à promoção da equidade racial, a TIM reforça sua agenda de diversidade com novos compromissos no pilar Raça & Etnia. A companhia acaba de aderir à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial (IEIR) e passa a integrar um grupo de mais de 100 empresas focadas no desenvolvimento de lideranças negras e na consolidação de uma cultura organizacional antirracista.
“A equidade racial é um pilar essencial para uma sociedade mais justa e companhias como a TIM desempenham papel importante nessa transformação. Ao aderir à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, reafirmamos nosso compromisso em criar oportunidades reais para pessoas negras, garantindo representatividade e evolução para posições de liderança. Queremos inspirar e aprender junto com outras organizações, compartilhando experiências para que, juntos, possamos acelerar a construção de ambientes mais inclusivos e combater o racismo de forma efetiva”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
Atualmente, 43% dos colaboradores(as) da TIM se autodeclaram negros(as). A representatividade na liderança é de 21,5% – o objetivo é alcançar 25% até 2027. Entre as ações que sustentam esse compromisso está o programa Pérolas Negras, voltado ao desenvolvimento e aceleração de carreira de profissionais negras e negros. A iniciativa é estruturada em três etapas: Envolver, Acelerar e Potencializar, e já capacitou centenas de colaboradores e colaboradoras em trilhas de aprendizagem focadas em competências digitais e liderança.
Durante o mês de novembro, a TIM também reforça o combate ao racismo nas redes sociais com o mote “Conectar todas as vozes é potencializar o futuro”, além de promover debates e representatividade em seus canais institucionais, como o podcast Estúdio TIM.
Com ações estruturadas desde 2019 e metas públicas no Plano ESG, a TIM segue entre as líderes do setor em diversidade e inclusão. É a única empresa do Brasil e a única companhia de telecom do mundo no TOP10 do FTSE Russell D&I Index 2025. O índice é desenvolvido pelo London Stock Exchange Group (LSEG) e avalia o desempenho de mais de 15 mil empresas em práticas de diversidade, inclusão, desenvolvimento de pessoas e impacto social. É também a única operadora na carteira do IDIVERSA B3.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua há mais de 25 anos no Brasil, liderando movimentos importantes do mercado e levando transformação digital para diferentes áreas da sociedade. A operadora tem a maior cobertura 5G do país e é a única a alcançar todas as cidades com a rede 4G, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. A evolução da companhia vem sempre acompanhada do compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Por isso, é a primeira e única empresa do setor de telecomunicações presente em todas as carteiras de sustentabilidade da bolsa brasileira: Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3), IDIVERSA B3 e IGPTW B3. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.
