5 personagens brasileiros do mundo dos games para você conhecer
Recreio

Você já encontrou algum personagem brasileiro enquanto jogava? Apesar de não ser uma prática comum, há alguns títulos do mundo dos games que surpreenderam os jogadores que nasceram no Brasil ao inserir nas tramas figuras cuja nacionalidade é brasileira.
Podendo ser controlados pelo jogador ou apenas colocados para ajudar a enriquecer narrativa do game por meio de diálogos que adiantam informações importantes ou revelam missões, quando inseridos, os personagens brasileiros quase sempre têm algo em comum: eles trazem recortes sociais e culturais do país.
Pensando nisso, veja 5 personagens brasileiros do mundo dos games para você conhecer:
1. Raze
Em “VALORANT” há uma brasileira nascida em Salvador, Bahia. Chamada Raze, ela, cujo carisma se destaca, tem uma habilidade bombástica: pode usar uma carga de explosivos sem sofrer danos — o mesmo não acontece com o que é atingido, já que uma bagunça pode ser esperada quando os dispositivos são detonados.
2. Blanka
Apresentado em “Street Fighter II”, de 1991, Blanka apareceu como personagem jogável de diversos outros jogos da franquia ao ganhar o coração dos fãs por suas características únicas, já que além de ser verde e musculoso, ele pode gerar eletricidade.
Reformulado ao longo dos anos, a versão mais duradoura da origem de Blanka afirma que ele nasceu como um humano comum em 1966, mas após um acidente de avião, causado pela Shadaloo, a organização comandada por M. Bison, ele acabou sofrendo uma mutação que o fez receber as habilidades vistas no jogo.
3. Lúcio
Personagem de “Overwatch”, Lúcio é um DJ carioca que encontrou formas de ajudar a sua comunidade por meio da música e do ativismo.
“Lúcio cresceu nas favelas do Rio antes se tornar um DJ famoso em seu nicho. Mas, quando a Corporação Vishkar reconstruiu a cidade e destruiu a comunidade, Lúcio recuperou da empresa a tecnologia sônica do pai e a usou para conclamar o povo. Agora, como uma celebridade internacional, ele inspira a mudança social através de suas músicas e ações”, diz o resumo do personagem.
No jogo, Lúcio é um herói de suporte cujas habilidades incluem lançar projéteis sônicos e impulsionar cura e velocidade.
4. Bob Wilson
Bob Wilson surgiu em “Fatal Fury”, de 1995. O capoeirista é dono do bar Pao Pao Café, cenário conhecido por ter elementos que remetem ao Brasil, o qual foi aberto com outro personagem também brasileiro: Richard Meyer.
5. Rikuo
Por fim, há Rikuo, personagem meio homem e meio peixe de “Darkstalkers”. A história do personagem, repleta de perdas e muita esperança, começa quando uma catástrofe atinge o reino comandado por ele nas águas da Amazônia, fazendo com que ele embarque em uma longa jornada para reconstruir seu império e proteger o seu povo.
