Home
Tecnologia
Com novas funções de IA, Bloco de Notas agora escreve 'sozinho' pra você
Tecnologia

Com novas funções de IA, Bloco de Notas agora escreve 'sozinho' pra você

publisherLogo
Tecmundo
23/05/2025 17h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16531141/original/open-uri20250523-18-1aoc6dg?1748025071
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Bloco de Notas do Windows 11 acaba de ganhar uma função de inteligência artificial capaz de gerar rascunhos automaticamente. A novidade está disponível na versão de testes do sistema, liberada para participantes do programa Windows Insider com PCs Copilot+ .

Batizada de "Write" (ou "Escrever", em português), a função chega com a atualização 11.2504.46.0 do Bloco de Notas. Ela utiliza IA generativa para criar textos a partir de descrições fornecidas pelo usuário — algo similar ao que já acontece com ferramentas como ChatGPT ou Gemini.

Para usar o recurso, basta clicar no botão “Write” dentro do menu Copilot, ou utilizar o atalho Ctrl + Q. Em seguida, insira suas instruções na caixa de diálogo e envie para processamento. O texto gerado aparecerá diretamente no arquivo, e o usuário pode optar por manter, descartar ou ajustar o resultado com base em novas instruções.

Notepad using the AI write feature to highlight text.
O gerador de texto gera rascunhos com base na descrição original. (Fonte: Microsoft/Divulgação)

Paint agora cria stickers com IA

Outro recurso experimental com IA foi adicionado ao Paint: o gerador de stickers. A novidade permite criar figurinhas com base em descrições textuais, de forma semelhante ao gerador de imagens tradicional.

Paint showing a cat with sunglasses.
O Paint ganhou um gerador de stickers alimentado por IA, mas somente para PCs Copilot+. (Fonte: Microsoft/Divulgação)

Disponível na versão 11.2504.451.0, o recurso pode ser acessado pelo menu Copilot, no botão “Sticker generator”. Ao abrir a ferramenta, basta descrever o que deseja e conferir os resultados.

Os stickers gerados são exibidos em uma bandeja lateral. É possível adicioná-los diretamente ao desenho ou copiá-los para usar em outros aplicativos.

Além disso, o Paint também recebeu um seletor de objetos, que usa IA para identificar os contornos de elementos nas imagens. Com isso, é possível recortar partes específicas para mover ou reutilizar em outras criações.

Ferramenta de Captura ganha “recorte perfeito” com IA

A Ferramenta de Captura do Windows 11 também recebeu um recurso inteligente: o “Perfect screenshot” (ou “Captura de tela perfeita”). A funcionalidade utiliza reconhecimento de imagem para detectar automaticamente o elemento principal de uma captura de tela e sugerir um recorte ideal com apenas um clique.

Snipping Tool’s screen capture and perfect screenshot capturing a specific area of the screen.
A adição da Ferramenta de Captura permite tirar o print perfeito. (Fonte: Microsoft/Divulgação)

A opção aparece logo após a realização do print, agilizando o processo de edição para o usuário.

Exclusivo para PCs Copilot+

Todas essas novidades com inteligência artificial serão exclusivas para os PCs Copilot+, uma nova categoria de notebooks equipada com processadores otimizados para IA, como os Qualcomm Snapdragon X .

Atualmente, os recursos estão sendo distribuídos para usuários dos canais Canary e Dev do Windows Insider. Ainda não há previsão oficial para o lançamento geral.

Quer saber mais sobre as novidades do Windows 11 e as ferramentas com IA? Acompanhe o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro das próximas atualizações.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também