Home
Tecnologia
Compras online: o site Temu é confiável?
Tecnologia

Compras online: o site Temu é confiável?

publisherLogo
Tecmundo
23/02/2025 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

É um fato: nós, brasileiros, adoramos fazer compras online. E desde o ano passado, há mais uma opção no país para comprar produtinhos baratos e com bons preços: o e-commerce de origem chinesa Temu.

Depois da Shopee, Shein e Amazon, trata-se de mais uma gigante do comércio digital que tem conquistado clientes brasileiros ao oferecer promoções e apostar no marketing mais agressivo. A Temu vende em sua plataforma todo tipo de produto, desde eletrodomésticos, roupas, maquiagens até móveis. 

Confira a seguir como funciona esta plataforma, como ela opera no Brasil e tudo o que você precisa saber para poder comprar com segurança.

O que é Temu?

A Temu é mais uma das gigantes chinesas do varejo. (Fonte: Temu / Reprodução)

A Temu é um site de comércio eletrônico oriundo da China, tal como outras concorrentes do mesmo setor, como a Shein e o Aliexpress. Pertencente ao grupo PDD Holdings Inc, do bilionário chinês Colin Huang (que também fundou o Pinduoduo, outro grande e-commerce), ela é uma empresa mais jovem: foi fundada em julho de 2022.

No Brasil, a varejista chegou em junho de 2024, logo se tornando uma grande concorrente de outras empresas estabelecidas por aqui, como a Shopee. Da mesma forma, a Temu atrai os clientes por meio de preços baixos e promoções muito atraentes. Seu slogan está embutido no seu nome: TEMU é uma abreviação de “Team Up, Price Down” — ou “Junte-se à equipe, reduza os preços”, de acordo com uma tradução livre.

A Temu baseia a maior parte de sua operação na venda de itens de uso geral, como roupas, eletrônicos, utensílios para casa e muito mais. Do mesmo modo que ocorre com a Shein e a Shopee, ela também oferece aos usuários um modelo de compras baseado na gamificação, com oportunidades para os clientes quando eles participam de jogos e quando colocam produtos no carrinho de compras. Também há muita oferta de cupons de desconto.

Temu é confiável?

A Temu se instalou no Brasil em junho de 2024. (Fonte:Temu / Reprodução)

De modo geral, a Temu pode ser considerada uma empresa confiável, pois tem experiências bem sucedidas em diferentes países. Por aqui, em apenas seis meses de operação, o site alcançou a marca de 39 milhões de usuários ativos no país, de acordo com um relatório do banco americano Citi. Com esse marco, a empresa chinesa ultrapassou o Mercado Livre (com 35 milhões), ficando atrás apenas da Shopee (com 55 milhões de usuários).

Ainda assim, pode-se considerar que a Temu está em um processo de instalação no país, e eventualmente alguns problemas podem ocorrer. Há algumas situações já narradas por compradores, como a de receber produtos errados ou situações negativas na hora de usar os descontos. No site Reclame Aqui, há 2864 reclamações registradas, consolidando atualmente uma nota de 4,5 ao e-commerce.

Por isso, na hora de fazer uma compra, é preciso tomar alguns cuidados. A seguir, abordamos quais são eles.

Dicas para aumentar a sua segurança na Temu

Alguns cuidados garantem a sua segurança na hora da compra. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Antes de finalizar sua compra na Temu, leia as nossas dicas abaixo para garantir a sua melhor experiência.

1.  Tenha certeza que você está no site ou no app verdadeiro da Temu

Os golpes digitais são muito comuns e costumam fazer vítimas entre os mais desavisados. E um dos mais recorrentes é atrair as pessoas para sites falsos com a mesma cara da página da Temu, mas que foram construídos justamente para enganar.

Assim, toda vez que você for procurar um produto, certifique-se que está na página oficial do e-commerce. Para isso, verifique se está dentro do site https://www.temu.com/br ou pelo aplicativo que você baixou é o oficial. 

2. Atente-se à descrição e às avaliações do produto

Uma das reclamações mais comuns dos clientes é de não receber exatamente aquilo que queriam. Mas pode ocorrer justamente de o usuário não ter lido com atenção a descrição dentro do site ou do aplicativo.

Melhor ainda: sempre guarde um tempo para ler as avaliações de outros compradores. Elas são a forma mais simples e segura de você ter uma noção real sobre o produto que está de olho. Além disso, as fotos postadas ajudam a ter ideia do tamanho e da aparência dele.

3. Procure o ícone de cadeado na barra de endereço do navegador

Sempre que for comprar algo na internet, observe o endereço na barra do navegador. Caso apareça um cadeadinho fechado logo no início, significa que você está numa conexão segura, e seus dados irão ficar protegidos. Os riscos de ter problemas serão bem menores.

Como comprar na Temu?

Comprar na Temu é uma experiência que pode ser divertida. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Animou e quer comprar na Temu aqui no Brasil? Então siga os passos a seguir e adquira finalmente os produtos que você deseja.

Curtiu esse conteúdo? Aqui no TecMundo você sempre acessa os tutoriais mais completos para poder fazer suas compras com segurança. Até mais!
 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também