Home
Tecnologia
Europol prende suposto operador técnico de um dos maiores sites do cybercrime russo
Tecnologia

Europol prende suposto operador técnico de um dos maiores sites do cybercrime russo

publisherLogo
Tecmundo
25/07/2025 21h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16568934/original/open-uri20250725-34-ona5mr?1753479304
©(Imagem: Getty Images)
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O suposto operador técnico do site XSS.is, um dos maiores fóruns de cibercrime da atualidade, foi preso no início desta semana em Kiev, capital da Ucrânia. A Europol confirmou a detenção como parte de uma investigação iniciada pelas autoridades francesas em julho de 2021.

A prisão foi conduzida pela Polícia Francesa e pela Promotoria de Paris, como parte de uma série de ações coordenadas para reunir evidências e desmantelar a estrutura do crime cibernético internacional. O detido, cuja identidade não foi divulgada, seria responsável por intermediar negociações entre criminosos e garantir a segurança em transações financeiras dentro da plataforma.

Além do XSS.is, o suspeito também seria o administrador do thesecure.biz, um serviço de mensagens criptografadas focado na comunicação entre membros do submundo do cibercrime.

Key figure behind major Russian-speaking cybercrime forum targeted in Ukraine
A Polícia Francesa e a Promotoria de Paris executaram a prisão de um suspeito por trás do XSS.is. (Fonte: Europol/Reprodução)
  • O suspeito teria lucrado cerca de 7 milhões de euros (aproximadamente R$ 45 milhões) com comissões e publicidade.
  • Ele atuaria no cibercrime há mais de duas décadas.

A investigação chegou à fase operacional em setembro de 2024, quando autoridades francesas e ucranianas iniciaram ações de campo para capturar o suspeito e desmantelar parte da infraestrutura digital usada para facilitar os crimes.

O que é o XSS.is?

Anteriormente conhecido como DaMagGeLaB, o XSS.is é um dos mais conhecidos fóruns do cibercrime internacional, ativo desde 2013. Segundo a Promotoria de Paris e a Europol, o site conta com mais de 50 mil membros registrados e funciona como marketplace de dados roubados, ferramentas de hacking e serviços ilícitos.

  • É considerado uma peça central no ecossistema de crimes cibernéticos de língua russa.
  • O fórum mantém um sistema de reputação que valida usuários com base em transações bem-sucedidas.
  • Os usuários depositam valores em um sistema de custódia para aumentar sua confiabilidade.

Essa prisão ocorre apenas uma semana após outra operação da Europol, que desmantelou a infraestrutura do grupo hacktivista NoName057(16), alinhado ao governo russo, e resultou na prisão de dois suspeitos de orquestrar ataques DDoS contra a Ucrânia e seus aliados.

Quer acompanhar as principais movimentações do submundo do cibercrime e como as autoridades globais estão reagindo? Siga o TecMundo nas redes sociais e fique por dentro de investigações, prisões e novidades no combate ao crime digital.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também