Fatos surpreendentes que talvez você não saiba sobre a Terra
Tecmundo

De que a Terra está sob estresse extremo, ninguém duvida, e os sintomas (que todos nós sofremos) estão aí para provar isso. No entanto, para conseguirmos adquirir uma verdadeira consciência planetária, que nos leve a repensar nossa relação com o planeta, precisamos primeiro conhecê-lo.
Não se trata apenas de adquirir um conhecimento de quiz, mas conseguir saber que, desde a fragilidade dos recifes de corais às geleiras da Antártida e à secura do deserto do Atacama, há vida pulsando em cada canto da Terra. Confira baixo alguns exemplos:
8 fatos curiosos sobre o Planeta Terra
Recifes de coral são a maior estrutura viva da Terra
Não se iluda com a palavra "recife", pensando que é rocha. Os recifes de coral são um ecossistema complexo formado por diversos organismos vivos. Eles são compostos por bilhões de pequenos animais marinhos chamados pólipos de coral, que secretam um esqueleto de carbonato de cálcio.
Ali começa a Antártida, o continente mais ao sul e o mais gelado do planeta, com uma camada de gelo que chega a 30 milhões de quilômetros cúbicos, temperaturas que podem cair a -89,2 °C e ventos de até 320 km/h.
O planalto tibetano é o "terceiro polo" da Terra
Cobrindo 30% da superfície terrestre, as árvores são vitais no combate às mudanças climáticas, abrigando 80% da biodiversidade do planeta e absorvendo oito gigatoneladas de CO2 anualmente.
Além dessa função de "pulmão" que equilibra os ciclos de carbono e oxigênio essenciais para a vida na Terra, elas também reduzem a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera.
O Atacama é o lugar mais seco da Terra
Embora pareça uma brincadeira, a frase é real: o interior da Terra, com sua consistência semissólida devido a altas temperaturas e pressões, permite que o manto flua e se mova, logicamente em escalas de tempo geológicas.
Essa textura fluida e dinâmica é a responsável por processo geológicos fundamentais, que moldaram nosso planeta, como placas tectônicas, atividade vulcânica e terremotos.
Gostou do descobrir esses fatos curiosos sobre o nosso planeta? Então, compartilhe a matéria em suas redes sociais. Até mais!

