Home
Tecnologia
Mortal Kombat: 12 melhores fatalities da história da franquia de luta
Tecnologia

Mortal Kombat: 12 melhores fatalities da história da franquia de luta

publisherLogo
Tecmundo
27/04/2023 19h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15524813/original/open-uri20230427-18-1nyyuf?1682634915
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mortal Kombat 12 será anunciado e lançado ainda em 2023, marcando mais um capítulo numerado da clássica saga de jogos de luta da NetherRealm. Enquanto a franquia já ganhou adaptações para cinema, TV e internet, os games ainda são o grande carro-chefe da marca, protagonizando momentos marcantes em várias de seus lançamentos.

Entre os elementos mais tradicionais de Mortal Kombat, um deles se destaca: o Fatality, golpe especial e brutal usado pelo vencedor da partida e que é ativado por uma sequência de movimentos. Para comemorar a chegada de mais um jogo da série, separamos 12 dos melhores fatalities dos mais de 30 anos de franquia, entre golpes clássicos, nojentos e criativos.

O primeiro jogo da franquia, lançado para fliperamas em 1992, já trazia o Fatality como recurso. A lista de personagens não era vasta e as limitações técnicas e orçamentárias não permitiam grandes efeitos, mas a equipe liderada por John Tobias e Ed Boon criou desde o início finalizações memoráveis.

Mortal Kombat (1992)Mortal Kombat (1992)

Uma das mais clássicas é a de Sub-Zero em Mortal Kombat. Sem utilizar os poderes de gelo (isso foi adicionado na recriação do Fatality em jogos posteriores), o ninja simplesmente remove a cabeça do oponente com um gancho juntamente com a sua espinha, exibindo o troféu ao jogador. Foi um dos golpes mais usados como argumento para a criação de classificações indicativas mais restritivas nos EUA. Para reviver esse clássico sangrento, assista no YouTube a versão completa.

Mortal Kombat II (1993)Mortal Kombat II (1993)

Esse é um dos fatalities mais icônicos da franquia por vários motivos. Além de envolver Liu Kang, um dos lutadores de maior longevidade na saga, o golpe traz a "animalidade" do personagem, que simplesmente se transforma em um dragão e devora metade do inimigo. Um golpe menos complexo que outros da lista, mas tão clássico que foi até adaptado nos cinemas no infame Mortal Kombat: Aniquilação. Assista no YouTube a versão clássica do fatality.

Mortal Kombat II (1993)Mortal Kombat II (1993)

A personagem era um grande mistério para os jogadores e tinha um segredo mortal: ela é metade tarkatan, a mesma espécie de Baraka, com uma boca cheia de dentes afiados. Nesse Fatality clássico, ela parece querer apenas dar um beijo no oponente, mas termina engolindo o adversário e cuspindo todos os ossos em poucos segundos. Ao final, ela coloca novamente o véu para esconder a aparência. Assista no YouTube.

Ultimate Mortal Kombat 3 (1995)Ultimate Mortal Kombat 3 (1995)

Outro golpe bastante simples, porém clássico. Scorpion tira a máscara, revela a face em formato de esqueleto e carboniza o inimigo com uma explosão. Esse Fatality foi repetido em vários jogos, mas em UMK3 os efeitos visuais e sonoros do 2D do game estão no auge, incluindo os gritos e expressões de pavor do aversário. Assista a esse clássico da franquia completo no YouTube.

Mortal Kombat 4 (1997)Mortal Kombat 4 (1997)

O feiticeiro Quan Chi é um dos inimigos mais cruéis da franquia, e isso é demonstrado na prática com o seu Fatality em Mortal Kombat 4, que marca a estreia do personagem como selecionável. No movimento, ele arranca a perna do oponente e usa ela como arma para espancar o adversário no chão. O movimento virou marca registrada e foi recriado em jogos seguintes.  O vídeo completo do fatality pode ser visto no YouTube.

MK vs. DC Universe (2011)MK vs. DC Universe (2011)

O jogo não é dos mais elogiados, mas o grande vilão do Batman mostra toda a sua crueldade nessa finalização. O Coringa começa brincando com uma arma falsa, mas logo tira um revólver do paletó e atira de verdade no oponente — tudo de forma insana, crua e violenta, assim como o personagem. Você pode conferir no YouTube o fatality completo do palhaço do crime.

Mortal Kombat 9 (2011)Mortal Kombat 9 (2011)

Um Fatality criativo e brutal. Kung Lao sempre usou o chapéu com lâminas nas bordas como forma de ataque, mas não com a crueldade desse movimento. Aqui, o monge transforma o acessório em uma serra circular e, em seguida, divide o oponente ao meio, exibindo as duas metades cortadas. No jogo seguinte, uma variante do golpe faz algo parecido com o rosto do inimigo. Assista no YouTube, se tiver coragem, a edição completa presente em Mortal Kombat 9.

Mortal Kombat 9 (2011)Mortal Kombat 9 (2011)

Poucos golpes causam tantas reações e caretas do público quanto esse Fatality de Noob Saibot. Aqui, ele convoca o seu clone de sombra e separa o oponente ao meio, com cada um puxando por uma das pernas. Simples, porém eficiente e um favorito da comunidade. Assista no YouTube.

Mortal Kombat X (2015)Mortal Kombat X (2015)

A filha de Johnny Cage e Sonya Blade herdou os golpes diretos da mãe e o bom humor do pai. Nesse movimento, ela destrói a mandíbula do oponente e tira uma selfie com ele. Parece simples, mas a personagem então publica o retrato em uma rede social ("Friendships", brincando com outro tipo de finalização da franquia) que é cheia de piadas e referências da saga. Assista ao take completo no YouTube.

Mortal Kombat X (2015)Mortal Kombat X (2015)

É interessante acompanhar a reviravolta de Ermac, que passou de um ninja de relativamente pouco desenvolvimento para um personagem assustador nos jogos mais recentes da franquia. E o seu Fatality nesse jogo mostra toda a sua crueldade e poderes sobrenaturais, removendo o intestino do oponente pela boca e esmagando as vísceras. Assista no YouTube, mas prepare seu estômago.

Mortal Kombat 11 (2019)Mortal Kombat 11 (2019)

Johnny Cage é um dos personagens com maior liberdade criativa nas finalizações, misturando crueldade com referências ao mundo do entretenimento e seu papel como astro de ação com o ego inflado. Esse golpe mostra o lutador tentando três vezes arrancar a cabeça do oponente com um gancho, como se ele estivesse em um set de filmagem. Mas, no fundo, ele é também uma grande piada e homenagem a um bug do primeiro jogo, que fazia três cabeças saírem voando no Fatality do personagem. Você pode ver esse fatality digno de Oscar no YouTube.

Mortal Kombat 11 (2019)Mortal Kombat 11 (2019)

A personagem que lida com insetos tem um dos golpes finais mais nojentos e perturbadores em termos de horror corporal. O que já parecia bizarro o suficiente atinge outro patamar quando o inimigo de D'Vorah vira um animal de dentro para fora, primeiro com as patas brotando do peito até a cabeça que surge no lugar da original. Se você não tem medo de insetos, o fatality completo pode ser visto no YouTube.

...

Vale lembrar que a lista foi separada por ordem cronológica e não é definitiva: cada jogador tem o seu ranking favorito de finalizações na franquia. Porém, alguns continuam na memória de toda a comunidade mesmo anos após o lançamento dos jogos. Qual o seu favorito da série? Compartilhe com a gente!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também