Home
Entretenimento
Operação fecha 36 sites de pirataria de animes no Brasil
Entretenimento

Operação fecha 36 sites de pirataria de animes no Brasil

publisherLogo
Tecmundo
23/04/2023 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15518146/original/open-uri20230423-18-1l53f9k?1682285671
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No Brasil, a pirataria é uma prática que vem sendo enfrentada há anos. Mesmo sendo crime, já que envolve os direitos autorais de outras empresas, diversas pessoas continuam driblando as buscas e fazendo o upload de materiais diversos para que mais pessoas tenham acesso de forma gratuita.

Em uma ação combativa e direcionada, a CODA (Content Overseas Distribution Association) passou a investigar e tirar do ar os sites que continuavam propagando a pirataria, especificamente focando na distribuição de animes. A operação policial derrubou, de uma só vez, mais de 30 sites. A iniciativa policial foi chamada de “Operação Animes”, devido às plataformas investigadas.

(Fonte: ESPM/Reprodução)(Fonte: ESPM/Reprodução)

De acordo com o relatório da CODA, ao todo, 36 sites de animes online deixaram de funcionar após o começo da investigação. Entre eles, 31 foram fechados de forma direta e os outros 5 optaram por suspender o funcionamento após o contato policial.

Entre os nomes, é válido citar alguns dos portais mais populares entre o público, como o Goyabu e o Animeyabu, assim como o Animes Vision e o BetterAnimes. Em alguns casos, ao tentar acessar o endereço original, será possível encontrar uma mensagem da CODA informando que o site foi fechado devido à violação de direitos autorais.

É válido mencionar que ações contra a pirataria no Brasil existem há anos, como é o caso da Operação 404. No entanto, a dificuldade para chegar aos líderes dos movimentos é uma ação difícil, pois eles escondem seus IPs e, assim, criar qualquer tipo de rastreamento acaba levando mais tempo.

(Fonte: Game Rant/Reprodução)(Fonte: Game Rant/Reprodução)

A Operação Animes é uma ação específica dentro do leque da Operação 404, visando fechar especificamente os sites que contribuem com a distribuição ilegal de animes. Com o fim de muitos sites populares na área, os espectadores podem começar a buscar plataformas legais para ver animes, como a Crunchyroll, por exemplo, além de sites de streaming, como é o caso da Netflix, que possui muitas animações asiáticas.

E aí, o que você achou sobre a notícia dos animes? Compartilhe nas redes sociais!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também