Home
Tecnologia
Robô humanoide chinês bate recorde mundial ao andar 100 km em três dias
Tecnologia

Robô humanoide chinês bate recorde mundial ao andar 100 km em três dias

publisherLogo
Tecmundo
26/11/2025 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A fabricante chinesa AgiBot conseguiu um lugar do Guinness, o Livro dos Recordes, com uma façanha de um dos seus produtos. O robô humanoide top de linha da marca agora é o detentor do recorde de maior distância percorrida em uma caminhada sem parar feita por um desses equipamentos.

O AgiBot A2 andou por 106.286 quilômetros entre os dias 10 e 13 de novembro de 2025. O teste de resistência aconteceu em Xangai, na China, e foi também a primeira vez que um robô humanoide ultrapassou a fronteira de várias províncias da região.

De acordo com o relato da fabricante, o trajeto foi particularmente desafiador por envolver uma série de pisos diferentes e locais que vão de áreas urbanas até pontes e estradas. O robô ainda precisou encarar a variação de luz e temperatura, o que inclui lidar com possíveis problemas técnicos decorrentes do calor e da baixa luminosidade.

Para bater o recorde, o AgiBot A2 precisou realizar o trajeto inteiro sem desligar completamente — mesmo tendo uma bateria de apenas 3 horas de duração. Isso foi possível porque o design do robô permite a troca da fonte de energia em apenas 10 segundos, período no qual a máquina permanecia com algum tipo de movimento para seguir as regras propostas ao Guinness.

Longest journey walked by a humanoid robot
O AgiBot A2 com o recorde estabelecido. (Imagem: Reprodução/Guinness World Records)

A evolução é notável: no começo do ano, a China sediou uma meia-maratona (ou seja, de 21 quilômetros) pioneira com corredores robôs com resultados mistos. Na ocasião, apenas seis de mais de 20 competidores robóticos completaram a prova, que tinha regras flexíveis como substituir até uma unidade defeituosa por uma igual e poder contar com a ajuda de supervisores robôs até na sustentação.

O recorista AgiBot A2

O modelo que agora é detentor do recorde de maior caminhada contínua por um robô humanoide é considerado um "robô interativo de serviço", baseado em princípios e na forma da ergonomia humana.

  • O A2 tem 1,69 m de altura e pesa 69kg, com mais de 40 graus de liberdade nas juntas. Esse modelo foi especialmente modificado para andar com precisão, em especial em pisos mais planos;
  • Ele roda de forma autônoma a partir de grandes modelos de linguagem (LLMs) para não só analisar o ambiente ao redor, mas também permitir a conversação por meio de voz com humanos;
  • Segundo a fabricante, a IA batizada de ActionGPT pode "gerar movimentos naturais similares ao humano" e permitir que o robô faça tarefas operacionais leves;
  • Junto da IA, ele tem seis câmeras de alta definição e um sensor LiDAR de 360º para filmar constantemente o ambiente ao redor e identificar possíveis obstáculos;

A versão básica (Youth Edition) do A2 foi lançada na China por US$ 27 mil, o que equivale a quase R$ 145 mil em conversão direta de moeda.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também