Home
Tecnologia
TIM planeja entrada no mercado de energia elétrica
Tecnologia

TIM planeja entrada no mercado de energia elétrica

publisherLogo
Tecmundo
12/12/2022 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Além do setor de telecomunicações, a TIM pode atuar, em breve, no segmento de fornecimento de energia elétrica. Conforme relatou o Mobile Time na última quinta-feira (8), a companhia planeja ofertar aos seus clientes a eletricidade produzida no conceito de geração distribuída.

Na geração distribuída, a energia é produzida em diferentes pontos, por meio de sistemas geradores que funcionam próximos ou até mesmo na unidade consumidora. Dessa forma, qualquer residência, empresa, condomínio ou fazenda que realize tal produção por conta própria pode se conectar à rede e ganhar desconto na conta de luz ou vender a energia sobressalente.

O plano da operadora é criar um marketplace para conectar os produtores de energia independentes e os consumidores, viabilizando a comercialização do serviço. Neste caso, a fonte produtora pode utilizar qualquer tipo de tecnologia, como energia solar ou eólica, por exemplo, mas quem produz e aqueles que consomem precisam estar conectados à mesma distribuidora.

A energia ofertada pode ser solar, eólica ou de outras fontes.A energia ofertada pode ser solar, eólica ou de outras fontes.Fonte:  Unsplash 

Para desenvolver este marketplace, a TIM está em busca de um parceiro com o qual possa estabelecer acordo estratégico mantendo participação acionária no negócio do sócio. A prestadora enviou carta convite para 25 potenciais candidatos, conforme revelou a publicação.

Benefícios

Com o objetivo de fomentar a geração distribuída de energia, a legislação disponibiliza alguns benefícios para quem adotar o conceito. Um deles é a isenção das taxas de transmissão ou distribuição à concessionária pelo uso da sua rede por um prazo de 30 anos.

Porém, é preciso iniciar a geração de energia até junho de 2023 para ter direito ao benefício, o que pode acelerar os planos da TIM. A previsão é de que a operadora lance o serviço até meados do próximo ano.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também