Home
Entretenimento
Por que Faustão teve prioridade em novo transplante? Família explica regras
Entretenimento

Por que Faustão teve prioridade em novo transplante? Família explica regras

publisherLogo
Anamaria
02/03/2024 13h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16085206/original/open-uri20240302-18-s5bvgx?1709384625
©Reprodução
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Faustão foi submetido a uma nova cirurgia na última segunda-feira (26): o apresentador, que recebeu um coração em agosto de 2023, passou por um transplante de rim, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O famoso ficou na fila para o recebimento do órgão por 20 dias.

A informação é da Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A instituição também mostra que, ao entrar na lista, o ex-contratado da TV Globo e Band ocupava a 13º posição. Agora, a nova operação reacende o debate sobre a prioridade ao famoso.

Por isso, a família de Fausto Silva resolveu esclarecer o funcionamento e regras da fila de transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio das redes sociais, a conta do apresentador compartilhou a postagem do médico Leon Alvim Soares sobre o tema.

PRIORIDADE

Um dos pontos cidados é Resolução Estadual SS 06 de 2019: de acordo com a medida, pacientes já transplantados têm prioridade em caso da necessidade de um novo recebimento de órgão. No caso de Faustão, a cirurgia anterior fez com que ele fosse priorizado na nova operação.

Ainda segundo a postagem do especialista, o critério é usado para definir a ordem de cirurgias há algum tempo. Ele destaca que, em 2023, dos 1933 transplantes renais realizados em SP, 34 foram em pacientes que desenvolveram insuficiência renal após um transplante de coração, fígado ou pâncreas.

"Obrigada, Dr. Leon Alvim Soares pelo post explicativo. A informação é sempre a melhor maneira de levar conhecimento e transparência", agradeceu a página 'Faustão do Meu Coração', controlada pela família do veterano.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também