4 máquinas do tempo modernas inspiradas na obra de H. G. Wells

Aventuras Na História








Na cultura pop, viagens no tempo são recorrentes nos mais diversos enredos. Na mais longa série de ficção científica “Doctor Who”, ela é o objeto principal da história. A clássica trilogia de filmes dos anos 80 “De Volta Para O Futuro” não seria nada sem os saltos no tempo dentro do DeLorean. Mas você já parou para pensar onde tudo isso iniciou? Quando a viagem no tempo foi introduzida na cultura pop?
O livro “Máquina do Tempo”, de H. G. Wells, foi lançado em 1895 para mudar o curso da ficção científica para sempre. Adaptado duas vezes para o cinema, a obra serviu de inspiração para todas as produções ficcionais que abordam a viagem no tempo por ter sido o romance que definiu como conhecemos essas histórias atualmente.
A Aventuras na História irá te levar para conhecer outras “máquinas do tempo” e histórias temporais que carregaram a influência de H. G. Wells para o mundo moderno. Confira:
TARDIS, de “Doctor Who”
A grande cabine telefônica azul da antiga Londres ganhou um novo significado com a série Doctor Who, uma das maiores e mais longas produções de ficção científica para a televisão, tendo 58 anos de história para ser contada. A TARDIS é uma máquina do tempo cujo seu interior é maior que o exterior (maior por dentro, como dito na série) que permite que o Doutor e seus companheiros viagem pelo espaço e tempo em um piscar de olhos.

DeLorean, de “De Volta Para o Futuro”
A trilogia oitentista “De Volta Para o Futuro” é o encontro perfeito entre ficção científica e humor, onde sua história é narrada entre saltos temporais para o passado e futuro, sem esquecer das consequências de suas ações no tempo e os paradoxos criados por eles. A máquina do tempo construída pelo Dr. “Doc” Emmett Brown dentro do carro DeLorean foi evoluindo com o passar da trilogia, mas o seu conceito inicial jamais mudou. Uma vez que o carro atingisse 141 Km/H, ele seria conectado com a viagem no tempo, permitindo que o passageiro a bordo se transporte para o passado ou futuro.

Vira-tempo, de "Harry Potter"
No seu terceiro ano em Hogwarts, Hermione Granger recebe um presente da vice-diretora da escola para conseguir acompanhar todas as aulas disponíveis para sua turma sem abrir mão de nenhum. A partir do vira-tempo, que permite a viagem no tempo, surge um dos momentos mais icônicos da saga Harry Potter. No livro “Prisioneiro de Azkaban'', Harry e Hermione viajam no tempo para salvar Sirius Black do Dementador, após ele ter sido capturado nos arredores de Hogwarts como um fugitivo da prisão máxima dos bruxos, Azkaban.

A máquina do tempo de Tony Stark, de "Vingadores: Ultimato"
A introdução do multiverso e das linhas temporais no Universo Cinematográfico da Marvel iniciou com a estreia do filme “Doutor Estranho” em 2016. No entanto, o capítulo final que fecha todos os filmes lançados pela Marvel antes de 2019, “Vingadores: Ultimato”, trouxe um fator para fazer com que os heróis pudessem derrotar o vilão Thanos: a viagem no tempo. Com uma máquina construída por Tony Stark em combinação com a van construída por Hank Pym em “Homem-Formiga e a Vespa” que permite o acesso ao Reino Quântico. No entanto, o que foi controverso no enredo foi a impossibilidade da criação de paradoxos com as alterações na linha do tempo.




