Home
Entretenimento
O Iluminado: A assustadora história real do assombrado Hotel Stanley
Entretenimento

O Iluminado: A assustadora história real do assombrado Hotel Stanley

publisherLogo
Aventuras Na História
27/07/2025 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16569786/original/open-uri20250727-34-1p7uxje?1753635912
©Reprodução/ Warner Bros.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um dos maiores clássicos do cinema, especificamente do gênero do terror, indiscutivelmente é 'O Iluminado'. Dirigido por Stanley Kubrick e lançado em 1980, o filme acompanha a família Torrance — Jack (Jack Nicholson), Wendy (Shelley Duvall) e Danny (Danny Lloyd) —, que passa uma temporada em um hotel assombrado, e colhe as consequências brutais disso.

"Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família", descreve a sinopse do filme.

Cena de 'O Iluminado' / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

Embora a história tenha ficado especialmente conhecida pela adaptação cinematográfica e grande obra-prima de Kubrick, 'O Iluminado' na verdade é mais uma criação do mestre do terror Stephen King — mente por trás de 'It - A Coisa', 'Cemitério Maldito' e 'Carrie, a Estranha' —, que publicou o livro em 1977.

E um detalhe que nem todos sabem é que King teve a ideia e se inspirou para essa obra durante uma estadia em um hotel real, localizado na cidade de Estes Park, no Colorado, Estados Unidos: o The Stanley Hotel. Conheça mais detalhes e a assustadora história real do hotel "assombrado" que inspirou 'O Iluminado':

Inspiração

Conforme repercute o Screen Rant, Stephen King e sua esposa passaram uma temporada no Hotel Stanley em 1974, e se hospedaram no quarto 217 — que, no filme, é alterado para 237. Mas o que eles não sabiam é que chegaram no local em seu último dia de funcionamento, antes de ele fechar para o inverno, e por isso eram os únicos hóspedes.

E parte da inspiração veio, possivelmente, desde uma "sensação estranha" que King disse ter sentido ao estar em um hotel vazio. "No final de setembro de 1974, Tabby e eu passamos uma noite em um hotel antigo e imponente em Estes Park, o Stanley... Vagando pelos corredores, pensei que parecia o cenário perfeito — talvez o arquétipo — para uma história de fantasmas", escreveu o autor em seu site.

Naquela noite, sonhei com meu filho de três anos correndo pelos corredores, olhando para trás, com os olhos arregalados, gritando... Levantei-me, acendi um cigarro, sentei-me na cadeira olhando pela janela para as Montanhas Rochosas e, quando o cigarro acabou, eu já tinha a essência do livro firmemente fixada na minha mente".
Cena de 'O Iluminado' / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

Assombrações?

Para além de um clima perturbador ao estar em um grande hotel vazio, King também acredita ter presenciado assombrações no Hotel Stanley. Por exemplo, ele disse ter visto um menino em certo momento antes de ir para seu quarto, o que deveria ser impossível, visto que ele e sua esposa eram os únicos hóspedes confirmados.

E também há uma história assombrada envolvendo uma antiga governanta-chefe, Elizabeth Wilson, que se feriu em uma explosão após acender uma lanterna em 1911, justamente no quarto 217; e, embora tenha sobrevivido ao evento e continuado trabalhando no hotel, há quem diga que ela ainda vagueia pelo quarto, movendo malas e dobrando roupas.

Além disso, vale mencionar que no Hotel Stanley há um cemitério de animais de estimação, onde os donos tradicionalmente enterram seus animais. Vários hóspedes já relataram ter visto fantasmas desses animais, com destaque a Cassie, a golden retriever, e Camanche, um gato branco, que supostamente seguem vagando pelos quartos e arredores.

Quem sabe, inclusive, Stephen King não tenha avistado algum desses animais, visto que menos de uma década depois ele também escreveu o livro 'Cemitério Maldito', que gira em torno de um cemitério de animais amaldiçoado que traz aqueles que ali são enterrados de volta à vida.

Cena de 'O Iluminado' / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

E também como no livro/filme, no quarto andar há vários relatos de aparições de fantasmas, com destaque a um de um cowboy — que, infelizmente, nunca chegou a ser adaptado —, e também relatos de ruídos inexplicáveis, figuras e objetos pessoais roubados ou quebrados. Mas um exemplo de assombração real do hotel trazida para o filme é a lenda da sala de concertos, onde dizem que podem acontecer concertos musicais noturnos, mesmo que esteja vazia.

Verdadeiro hotel

Por fim, um fato bastante curioso é que, embora a versão do Hotel Overlook de Kubrick seja a mais memorável, ele não condiz tanto com o Hotel Stanley e com a visão de King para o local. Inclusive, King sequer gostou da adaptação de Kubrick, mesmo que seja tão consagrada por muitos entusiastas do cinema e do terror.

Um exemplo é que Kubrick alterou grande parte do layout do hotel para o filme, e adicionou o labirinto na frente da propriedade, que não é mencionado no livro e sequer existia — embora os gerentes do hotel tenham adicionado um devido à popularidade do filme.

Hotel Stanley / Crédito: Foto por Chris Light via Wikimedia Commons

Com 142 quartos, originalmente o resort foi destinado a turistas abastados, embora também tenha servido como refúgio de saúde a pacientes com tuberculose. Até hoje, o hotel está em operação, atraindo vários visitantes curiosos e investigadores paranormais, e permite vistas panorâmicas das Montanhas Rochosas e passeios relacionados a algumas de suas "assombrações".

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também