Prefeitura do Rio de Janeiro batiza trajeto dos megablocos como 'Circuito Preta Gil'
Contigo!

O tradicional percurso dos megablocos no carnaval de rua do Rio de Janeiro passará a homenagear uma das figuras mais importantes da festa carioca. A partir de agora, o trajeto será oficialmente chamado de Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil. A mudança foi formalizada através de decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (22) pelo prefeito Eduardo Paes, que ressaltou a importância da cantora na valorização do carnaval de rua no Centro da cidade.
De acordo com o decreto, os grandes blocos continuarão concentrados na Rua Primeiro de Março, seguindo pela Avenida Presidente Antônio Carlos até a dispersão na altura da Rua Araújo Porto Alegre. O prefeito justificou a decisão destacando a participação decisiva da artista no fortalecimento dos megablocos. “Contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, afirmou Paes, ao destacar o papel de Preta Gil na retomada das festas populares na região central da cidade.
A sugestão de batizar o circuito com o nome da cantora partiu do jornalista Rafael Godinho, amigo próximo de Preta. Segundo ele, o Bloco da Preta foi fundamental para popularizar o modelo inspirado no carnaval de Salvador, trazendo artistas em cima de trios elétricos e arrastando multidões pelas ruas cariocas. O reconhecimento surge como homenagem póstuma, já que a cantora faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde realizava tratamento contra o câncer.
Preta Gil enfrentava um câncer colorretal, inicialmente controlado, mas que retornou de forma agressiva meses depois. Ela morreu em Nova York após uma batalha contra a doença. Filha de Gilberto Gil, Preta deixa um filho e uma neta, além de um legado marcante de defesa pelos direitos das mulheres, da população negra e da comunidade LGBTQIA+.
Leia também: Preta Gil e Otávio Muller: casamento durou pouco, mas rendeu filho e neta para a cantora
