Preta Gil terá cerimônia de despedida no Rio de Janeiro
Contigo!

A cerimônia de despedida de Preta Gil acontecerá no Rio de Janeiro, conforme confirmado pela equipe de Gilberto Gil. A cantora faleceu no domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental contra um câncer. Segundo o RJTV, da TV Globo, a data do velório ainda não foi definida oficialmente, mas existe a possibilidade de que ocorra entre quarta e quinta-feira desta semana. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro está sendo cogitado como o local da última homenagem. “O corpo da Preta Gil deve chegar ao Rio de Janeiro já nos próximos dias e a cerimônia de despedida à cantora vai acontecer aqui na cidade”, afirmou a repórter Luana Alves.
De Nova York, onde Preta Gil estava internada, a correspondente Carolina Cimenti informou que os familiares estão cuidando da documentação necessária para o traslado do corpo ao Brasil. Ela revelou que a artista chegou a planejar seu retorno ao país, mas faleceu antes do embarque. “A cantora ia voltar para o Brasil, mas não chegou a embarcar. Agora os parentes estão organizando a repatriação do corpo, resolvendo essa burocracia”, explicou. A previsão inicial é que o corpo da cantora desembarque no Brasil na próxima quarta-feira (23), mas detalhes finais sobre o horário e cerimônia ainda não foram confirmados pela família.
Preta Gil lutava contra um câncer colorretal diagnosticado em 2023. Após um período de remissão, a doença retornou meses depois de forma mais agressiva, atingindo diferentes regiões do corpo, incluindo linfonodos, peritônio e ureter. Durante o tratamento, a cantora passou por cirurgias delicadas e tentou terapias inovadoras nos Estados Unidos. Apesar do esforço, não resistiu às complicações do quadro.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil deixa o filho Francisco, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de nove. Além da carreira artística consolidada como cantora, empresária e atriz, Preta construiu uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das mulheres, do movimento LGBT+ e do combate ao racismo. Sua luta pela autoaceitação e amor-próprio seguirá como inspiração para seus fãs e admiradores.