Ex-jogador do Corinthians morre em SP; veja a causa
Contigo!

O jogador Wagner Basílio morreu na última terça-feira, 15, em São Paulo, aos 65 anos. O ex-zagueiro enfrentava complicações decorrentes de uma insuficiência renal desde 2019, chegando a realizar hemodiálise por anos até receber um transplante em 2021.
O procedimento foi realizado no Hospital do Rim, na Vila Clementino, em São Paulo. Mesmo com o sucesso inicial da cirurgia, Wagner enfrentava fragilidades decorrentes da doença crônica, que culminaram em seu falecimento quatro anos após o transplante.
Carreira de Wagner Basílio
Nascido em 16 de novembro de 1959, Wagner foi formado pelo Corinthians, onde iniciou a carreira no final da década de 1970. Subiu ao time profissional em 1978, inicialmente como volante, mas logo se firmou como zagueiro.
Vestiu a camisa do Timão entre 1979 e 1985, somando 258 partidas e conquistando três títulos do Campeonato Paulista (1979, 1982 e 1983), período em que o clube vivia o movimento da "Democracia Corintiana" e atravessava transformações sociais e esportivas relevantes.
Após deixar o Parque São Jorge, Wagner Basílio transferiu-se ao São Paulo Futebol Clube em 1986. E foi justamente naquele ano que se tornou protagonista de uma das grandes conquistas do Tricolor: o título do Campeonato Brasileiro. O defensor marcou o pênalti decisivo na final contra o Guarani, garantindo o troféu para o clube do Morumbi. Também participou do título paulista de 1987. Ao todo, disputou 96 jogos e marcou 4 gols com a camisa tricolor.
Em seguida, teve breve passagem pelo Coritiba e foi emprestado ao Sport Recife, antes de chegar ao Bahia, clube pelo qual atuou de 1989 a 1992. No Tricolor Baiano, Basílio disputou 89 partidas e marcou 3 gols, todos em cobranças de falta, além de conquistar o Campeonato Baiano de 1991 e ajudar o time a chegar à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1990. Além dos feitos pelos clubes, Wagner Basílio também teve passagens pela Seleção Brasileira
