Torcedores do São Paulo denunciam atos racistas em partida da Libertadores
ICARO Media Group TITAN

A torcida do São Paulo vivenciou momentos de racismo durante a partida contra o Atlético Nacional, na Colômbia, pela Libertadores. Um torcedor do time colombiano foi flagrado imitando um macaco e apontando na direção dos torcedores tricolores, em um episódio lamentável registrado por um adepto do clube paulista. As imagens circularam na internet e causaram revolta. A Conmebol está investigando o caso, que pode resultar em multas e jogos sem público para o clube envolvido, conforme prevê o regulamento da entidade.
Após o término do jogo, a tensão continuou nas arquibancadas do estádio Atanasio Girardot. Torcedores do São Paulo relataram terem sido alvo de agressões por parte da torcida adversária, que jogou pedras e outros objetos em direção aos tricolores. A são-paulina Gabriela Martins compartilhou nas redes sociais o episódio em que ela e outros torcedores precisaram se abrigar nos banheiros para se proteger da confusão.
A situação se agravou com as provocações entre os torcedores de ambos os times, separados apenas por uma corda e poucos policiais. Os ânimos se exaltaram e brigas irromperam, sendo necessária a intervenção policial para controlar a situação. O secretário de segurança e convivência de Medellín informou que um torcedor são-paulino foi detido e ficou sob custódia, devendo ser deportado nos próximos dias.
O São Paulo terá um novo desafio no próximo sábado (09), quando enfrentará o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro. Já o jogo de volta contra o Atlético Nacional, pelas oitavas de final da Libertadores, está marcado para a próxima terça-feira (19), no Morumbi, em São Paulo.


