Com um a menos, Vasco é goleado e se complica na Sul-Americana

Sportbuzz








Esta terça-feira (15) marcou a volta da Copa Sul-Americana 2025 para o calendário. Para começar, o Vasco da Gama foi até o Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, para enfrentar o Independiente del Valle-EQU, em partida válida pela ida dos playoffs da competição.
Com um a menos desde os 11 minutos do primeiro tempo, após a expulsão direta de Lucas Piton, o Cruzmaltino foi dominado e saiu de campo com uma derrota por 4 a 0, com gols de Carabajal, Mercado (2) e Spinelli.
Com o revés, o Vasco precisará de um milagre na partida de volta, que ocorre em São Januário, na próxima terça-feira (22), para seguir às oitavas de final da Sul-Americana. Antes disso, o clube carioca tenta se reerguer no Campeonato Brasileiro ao receber o Grêmio no próximo sábado (19), às 17h30 (de Brasília).
O jogo entre Independiente del Valle e Vasco da Gama
O time carioca começou bem, criando boas oportunidades, mas viu sua situação se complicar com a expulsão precoce de Lucas Piton aos 11 minutos de partida.
O lateral vascaíno foi punido com cartão vermelho após o árbitro revisar no VAR um pisão no tornozelo de Guagua. Mesmo com um jogador a menos, o Vasco ainda conseguiu assustar em duas cobranças de falta perigosas de Rayan, obrigando o goleiro adversário a trabalhar.
A desvantagem numérica, porém, pesou. Com o passar do tempo, os equatorianos intensificaram a pressão, acumulando finalizações que pararam no travessão ou em grandes defesas de Léo Jardim, destaque vascaíno na partida.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o goleiro até evitou o primeiro chute de Guagua, mas deu rebote, e Carabajal apareceu livre para empurrar para as redes e abrir o placar.
Na volta do intervalo, Fernando Diniz promoveu a entrada de Maurício Lemos, zagueiro, no lugar do atacante Nuno Mendes, em uma clara tentativa de segurar a mínima desvantagem para o jogo de volta.
Entretanto, de nada adiantou, pois, antes dos 6 minutos, o Del Valle marcou dois gols, primeiramente com Mercado, que dominou bonito de peito e chutou de canhota no canto. Dois minutos depois, foi a vez de Spinelli aparecer nas costas de Lemos e aproveitar cruzamento de Briones para ampliar: 3 a 0.
Atordoado, o Cruzmaltino seguiu sofrendo nos pés dos equatorianos, tendo que se defender para evitar o pior. O quarto gol quase saiu aos 26 minutos, mas, para a sorte carioca, o chute de Casares desviou em Spinelli e passou raspando a trave de Léo Jardim.
Mas a noite da defesa vascaína não era boa, e, aos 36 minutos, Mercado aproveitou bate-rebate na área da zaga brasileira e ficou com a sobra para marcar seu segundo gol no jogo. No lance seguinte, foi a vez de Spinelli balançar as redes pela segunda vez, mas o VAR apontou a posição irregular do atacante. O Vasco se salvou de sofrer o quinto gol mais uma vez quando Léo Jardim pegou um pênalti de Casares.



