Fifa pode suspender candidatura para Copa de 2034

Sportbuzz








Apesar de ser candidata única para sediar a Copa do Mundo de 2034, a Arábia Saudita pode ser impedida de realizar o torneio. Quem afirma isso é a Anistia Internacional e a Sport & Rights Alliance, que garante que os direitos humanos duvidosos no país seriam o motivo para que a Fifa suspendesse a candidatura.
A votação está marcada para o mês de dezembro, onde a entidade vai decidir onde serão as Copas do Mundo de 2030 e 2034. Enquanto Portugal, Espanha e Marrocos estão praticamente certos para sediar a de 2030, a Arábia Saudita também era vista como a sede natural, mas isso pode mudar nas próximas semanas.
Fifa pode suspender candidatura
Tanto a Anistia quanto a SRA divulgaram que a proposta de direitos humanos não atende os padrões exigidos pela Fifa no tema. Afirmaram também que os riscos são grandes no país do Golfo e que a realização do Mundial no local poderia levar a violações “graves e generalizadas” dos direitos humanos.
“Haverá um custo humano real e previsível ao conceder a Copa do Mundo de 2034 à Arábia Saudita sem obter garantias confiáveis de reforma. Os torcedores sofrerão discriminação… os trabalhadores imigrantes serão explorados e muitos morrerão. A Fifa deve interromper o processo até que as devidas proteções aos direitos humanos estejam em vigor para evitar o agravamento de uma situação já terrível”, contou Steve Cockburn em comunicado da Anistia.
Enquanto isso, o porta-voz da Fifa também se pronunciou afirmando que os relatórios de candidatura para os torneios terão que ser publicados e enviados até o dia 11 de dezembro. Eles serão comparados com os últimos aprovados pela entidade, como a Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá no Brasil.



