Home
Estilo de Vida
Novidades para turistas brasileiros no Chile em 2026 vão muito além dos vinhos
Estilo de Vida

Novidades para turistas brasileiros no Chile em 2026 vão muito além dos vinhos

publisherLogo
Anamaria
27/01/2026 23h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51003/original/Ana_Maria.png?1764195956
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Chile sempre foi escolhido por turistas amantes de vinhos e da prática de esqui nas montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes. Este ano, no entanto, o país apresenta uma novidade que vai muito além do óbvio para viajantes que escolhem o Chile como destino: os destilados chilenos.

A boa notícia é que, segundo pesquisa realizada este mês pela plataforma Skyscanner, a viagem à capital do país, Santiago, está no topo da lista de destinos mais baratos da América Latina: a partir de R$ 906 (ida e volta)*.

E foi justamente nessa cidade que, a convite da ProChile* com exclusividade, desbravei lugares especiais para degustações animadas em torno do universo dos destilados. O melhor: são todos feitos com ingredientes majoritariamente regionais.

O mais inesperado foi borrifar no corpo (e aprovar o aroma) perfumes com essência de gim e de uísque.

Perfume com essência de gim – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

A seguir, detalho o que mais me encantou nessa visita empolgante.

Vinícola Valle Secreto

De início, fomos à vinícola Valle Secreto, na região de O’Higgins, a cerca de 1h de Santiago. A harmonização de vinhos especiais com queijos e pães valeu a visita. No local, repleto de parreiras, inclusive, há espaço para festas e casamentos ao ar livre.

Tour também contemplou vinícola Valle Secreto, em O’Higgins – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

De lá, as surpresas começaram e fiz um tour guiado para conhecer a diversidade de bebidas alcoólicas além do tradicional, que é justamente o vinho.

Destilados: onde conhecer e provar 

Conheci parte da produção e degustei gins, vermutes (vinho fortificado e aromatizado) tintos e brancos, vodca e outros aperitivos produzidos no Chile.

Três lugares também me encantaram e indico aos turistas que vão a Santiago.

O primeiro point é a Factoria Franklin, um prédio histórico recuperado que foi um laboratório de remédios. Aberto há 11 anos, o espaço reúne fábricas de bebidas, ateliê de sapatos, cafeteria e restaurantes de gastronomia regional e internacional. 

Fachada da Factoria Franklin, em Santiago, no Chile – Arquivo Pessoal

Nesse ambiente de dois andares, onde acontecem eventos com DJ para visitantes de todas as idades, não deixe de conhecer os vermutes no espaço da Canut e provar os perfumes de gim do Quintal Destilados e de uísque da loja Zunda

Na Zunda, inclusive, experimentei o Bárvaro, triplo destilado premium de cerveja single malt com lúpulo. Uau!

Ceo da Canut, Esteban Briones Aros recebe visitantes para degustação – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

Passear pelo Laboratório Latino Del Sabor, também na Factoria Franklin, é imperdível. Foi lá que provei o delicioso aperitivo Lucomia, feito com lucuma, uma fruta dos vales andinos popular em doces chilenos.

Pensa que acabou? O passeio continua (e nunca tem fim) em Santiago.

Laboratório Latino Del Sabor, na Factoria Franklin – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

Seguimos para o Cowork Taller 1, no bairro da Providencia. No enorme espaço, que serviu como prédio e gráfica da famosa revista chilena “Paula”, tem muita arte, café, sorvete e o gim Erva.

O nome foi dado em português pelos proprietários da Garden Destileria, que fica no mesmo endereço, após passarem a temporada de pandemia no Brasil. O diferencial do Erva é, entre os produtos naturais utilizados no processo, a adição de limão kaffir (do sudeste asiático) como ingrediente. A originalidade da receita oferece aroma e frescor diferenciados.

Destileria Garden, onde é feito o gim Erva – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

Um grata surpresa foi conhecer o gim e a vodca Gabrí, que são feitos com água da região da Patagônia Chilena. Os dois são aromáticos, suaves na boca e realmente encantadores. Trouxe comigo na mala, é claro!

Por fim, mas não menos importante, foi a agradável permanência ao bar La Vermuteria, que fica no complexo gastronômico Mercado Urbano Tobalaba (MUT), localizado no bairro de Las Condes. O local é o primeiro especializado em vermutes, mas destaco o rótulo Pobre Vermute. Apenas uma taça é capaz de fazer qualquer pessoa avessa a vermute (como eu era) começar a adorar a bebida.

Cristian Vargas, sócio do bar La Vermuteria – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

Essa viagem foi uma das mais corridas e mais empolgantes que fiz recentemente porque, em poucos dias, conheci profissionais talentosos que estão começando a empreender com grandes objetivos. E, posso garantir, que esse universo dos destilados tem recebido brasileiros de braços abertos.

O que levar e que usar

Planejar a ida ao Chile e ficar atento ao clima em Santiago é fundamental, já que é uma cidade onde pode fazer frio ou calor e chover ou ventar no mesmo dia. Em quatro dias, usei desde calça, casaco e blusa de lã com tênis até saia com sandálias.

No caso de quem viaja muito e usa alinhadores transparentes Clear Correct nos dentes, como eu, é importante saber que o tratamento não fica pausado. Caso não haja intercorrências com os aparelhos, fazer as trocas de placas por dois meses sem ter que ir ao dentista é possível.

Para garantir os registros da emoção em torno da viagem com estilo, indico o Samsung ZFold 7, que garantiu fotos e vídeos de qualidade, além de auxiliar no trabalho com a exclusiva tela grande dobrável e mais fina da marca.

Vai um perfume de uísque chileno aí? – Arquivo Pessoal/Paty Moraes Nobre

Up no look: Closet Bobags

Os acessórios que levei foram escolhidos no site da Closet BoBags. Para dar um up nos looks, optei por duas bolsas Balenciaga diferentes e dois óculos de sol das grifes Louis Vuitton e Gucci. Há dez anos, a plataforma é referência nacional em moda circular, closet na nuvem e consumo inteligente.

A tecnologia que move toda a operação – e agora move também outros negócios que querem adotar modelos circulares sem complicação – é a Bogo. Ela integra absolutamente tudo que um negócio operando em 2026 precisa: aluguel, resale, consignação, assinaturas, logística, financeiro, CRM, com automações, integrações com ferramentas de IA e gestão de risco. Tudo pensando em uma gestão para ganhar escala com autonomia para o empreendedor.

*Levantamento da Skyscanner em janeiro de 2026.
*ProChile é a Direção Geral de Promoção de Exportações do Ministério das Relações Exteriores do Chile, responsável por promover bens e serviços chilenos no exterior, apoiar a internacionalização de empresas, atrair investimento estrangeiro e fomentar o turismo.

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também