Durante reforma, casal descobre adega secreta com vinhos antigos em SP

Aventuras Na História








Recentemente, um casal que vive na zona sul de São Paulo realizou uma descoberta impressionante. Neia Cabral e o marido, Sérgio, compraram uma casa antiga no bairro de Santo Amaro e, durante a reforma do imóvel, se deparou com uma impressionante adega escondida, que guardava vários vinhos esquecidos desde a década de 1970.
Em vídeo publicado no TikTok, Neia mostra a adega secreta, identificada na planta como "cave", uma espécie de caverna de 9 metros por 1,60 metro, sob a garagem. Inicialmente, o casal pensou que o espaço seria apenas um depósito, mas eles se surpreenderam ao descobrir que ele guardava dezenas de garrafas de vinho antigas, empoeiradas, embora algumas datadas de 1971. No vídeo, Neia ainda destaca que não pretende mexer nos vinhos antes de descobrir se eles têm valor ou não.
O antigo proprietário da residência chegou a mencionar a existência da "cave" na casa, mas o casal não imaginava que se trataria de uma adega repleta de garrafas. Eles só deram atenção ao cômodo depois que o engenheiro que contrataram para cuidar das reformas perguntou o que eles fariam com o espaço, já após três meses de obra.
Casa antiga
O casal comprou a casa depois de, durante um passeio pelo bairro, ver uma placa de venda no local. Como ela já era próxima ao endereço onde moravam, e o perfil do imóvel lhes interessava, sendo um sobrado espaçoso, embora abandonado. "Vimos que era uma oportunidade. O dono anterior era uma pessoa idosa e a casa estava muito deteriorada, sem manutenção", disse Neia ao UOL.
Após adquirirem a propriedade, o casal começou a reformar a casa, optando por cuidarem eles mesmos do projeto, em vez de contratar uma empresa especializada. "O engenheiro entrou para cuidar do projeto e das autorizações, mas a gente fez muita coisa. Contratamos pedreiros, gesseiro, eletricista — tudo separado. Assim ficou mais em conta", explicou a mulher.
Vale mencionar também que, além da adega, a propriedade também escondia mais objetos antigos, como lustres, torneiras, esculturas e luminárias. "As pessoas diziam para vender em antiquário, mas a gente acabou se desfazendo de muita coisa. Não temos tempo nem disposição para isso", relatou Neia.
Após a grande repercussão do vídeo da descoberta da adega, Neia decidiu mostrar mais detalhes da reforma nas redes sociais, e planeja compartilhar mais conteúdos e bastidores da obra e da residência.
Já sobre os vinhos, o casal ainda não decidiu o que fará. Neia disse já ter recebido diversas mensagens e propostas, algumas interessadas em comprar garrafas específicas, mas eles ainda não planejam vender ou avaliar as garrafas. "Não estamos com pressa. Vamos esperar e entender melhor antes de qualquer decisão", disse Neia.



