Home
Estilo de Vida
Como as fases da lua afetam nossa vida?
Estilo de Vida

Como as fases da lua afetam nossa vida?

publisherLogo
Bons Fluidos
03/08/2025 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16574496/original/open-uri20250803-34-kc1s1r?1754233807
© Reprodução: kasabubu/pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Durante séculos, a Lua tem ocupado um lugar especial no imaginário humano. Ela é vista como uma influência silenciosa, capaz de mexer com o nosso corpo, emoções e até com os acontecimentos da vida. Das histórias de parto em noites de lua cheia aos cortes de cabelo na “fase certa”, não faltam crenças que a associam as fases da Lua à nossa rotina. Mas o que a ciência tem a dizer sobre isso?

Relação entre lua cheia e partos

A ideia de que a lua cheia provoca o aumento de partos, por exemplo, é bastante difundida. Ela se baseia na coincidência entre o ciclo lunar e o ciclo menstrual feminino, ambos com cerca de 28 dias. Mas os dados não confirmam o palpite. Pesquisas realizadas com bases hospitalares ao redor do mundo mostram que o número de partos não varia significativamente entre as fases da Lua.

Ou seja: apesar de ser uma crença bonita e ancestral, a ciência ainda não encontrou uma prova de que as fases da Lua realmente acelere o início do trabalho de parto.

E quanto ao cabelo?

Outra crença bastante difundida – e querida pelos salões de beleza – é a de que cortar o cabelo em determinadas fases lunares faz os fios crescerem mais rápido ou mais fortes. A ideia é de que a “energia” da lua cheia influencia diretamente na vitalidade capilar. 

Mas aqui, também, o que os estudos dizem é que o crescimento dos fios está muito mais ligado a fatores como genética, saúde, alimentação e níveis de estresse. Não há evidência científica sólida de que a Lua, por si só, altere o ciclo de crescimento capilar. A boa notícia é que, mesmo que o corte em dia de lua cheia não acelere os fios, o ritual em si pode ser uma forma de autocuidado – e isso já vale muito.

Influência no sono?

Noites de lua cheia costumam ser associadas a sono leve ou agitado. Algumas pesquisas até identificaram uma leve redução no tempo e na profundidade do sono nessas noites. No entanto, essas evidências são consideradas frágeis, com amostras pequenas e resultados difíceis de reproduzir. Por enquanto, o consenso da ciência é que a Lua pode até ter algum efeito no sono – mas, se existe, ainda não está claro ou comprovado. 

Emoções, ciclos e decisões: o olhar da astrologia

Mesmo que a ciência não reconheça a ligação direta entre a Lua e nossos comportamentos, a astrologia traz outra perspectiva – mais simbólica e emocional. Segundo essa visão, o trânsito lunar (ou seja, o movimento da Lua pelos signos do zodíaco), influencia nosso humor, nosso foco e até a maneira como tomamos decisões.

Quando a Lua passa por signos mais sensíveis, como Câncer ou Peixes, tendemos a ficar mais introspectivos, carentes ou emocionais. Já com a Lua em Áries, Leão ou Sagitário, sentimos mais energia, coragem e vontade de agir. Isso também pode interferir no nosso foco: em signos de ar, a mente se expande; em signos de terra, ganhamos praticidade. E tem dias em que a dúvida reina, especialmente com aspectos desafiadores no céu. Nesses momentos, tomar decisões importantes pode ser arriscado.

Observar a Lua pode ser uma forma delicada e poderosa de se reconectar com seus próprios ritmos. Você já notou que em algumas semanas você está mais produtivo e, em outras, tudo o que deseja é o silêncio? Talvez, seu corpo esteja falando a mesma língua que o céu. Afinal, assim como a Lua, estamos sempre em constante mudança.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também