Descubra os benefícios da semente de girassol para a saúde
Bons Fluidos

Fácil de encontrar e com valor acessível, a semente de girassol vem ganhando espaço como um superalimento. Rica em nutrientes, pode ser consumida crua, em receitas ou por meio do óleo extraído dela. Seus efeitos vão desde o fortalecimento da imunidade até a saúde da pele e prevenção contra o câncer. Confira os principais benefícios da semente de girassol:
1. Ação calmante e melhora na memória
Primeiramente, por conter magnésio, a semente ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Já o triptofano e a colina ajudam no combate à ansiedade e depressão, além de auxiliarem a memória.
2. Potencial na prevenção do câncer
Rica em selênio, a semente contribui para reparar o DNA e bloquear o crescimento de células cancerígenas. O óleo também contém carotenoides que ajudam a proteger contra alguns tipos de câncer, como o de pulmão, pele e útero.
3. Benefícios para gestantes e bebês
O consumo regular do alimento auxilia na prevenção de infecções em lactantes, além da redução de complicações como parto prematuro e baixo peso ao nascer.
4. Pele jovem por mais tempo
Graças à vitamina E e ao betacaroteno, a semente atua contra os efeitos do sol e dos radicais livres, assim, previne o envelhecimento precoce e suaviza rugas e cicatrizes. O óleo da semente também possui ação hidratante e antibacteriana, ajudando no combate da acne, dermatite e eczemas.
5. Cabelos mais fortes e saudáveis
A presença de vitamina B6, zinco e vitamina E, por exemplo, favorece o crescimento capilar e ajuda a evitar a queda. No entanto, seu consumo deve ser moderado, já que o excesso desses nutrientes pode ter o efeito contrário.
6. Fortalece ossos e músculos
Ademais, com bom teor de proteínas, zinco e ácido fólico, a semente auxilia na regeneração muscular, desenvolvimento ósseo e na formação de novas células – especialmente importantes para gestantes.
7. Coração, visão e imunidade em dia
A combinação de vitaminas A, C e E protege o coração, fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde ocular, além de prevenir doenças como artrite e catarata.
8. Digestão e energia
Além disso, fonte de fibras e vitaminas do complexo B, a semente favorece o funcionamento intestinal e aumenta a saciedade. Com vitamina B1 e cobre, ela também contribui na produção de energia e no relaxamento dos nervos.
Por fim, incluir a semente de girassol na rotina é uma escolha simples e eficaz para quem busca mais saúde de forma natural. Seja no prato ou no cuidado com a pele, seu valor nutricional é um aliado do bem-estar e da qualidade de vida.
