Home
Estilo de Vida
Descubra qual a idade ideal para a criança parar de usar a chupeta
Estilo de Vida

Descubra qual a idade ideal para a criança parar de usar a chupeta

publisherLogo
Bons Fluidos
19/05/2025 21h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16528665/original/open-uri20250519-18-itxlkg?1747688479
© lo - Reprodução: Canva/Habonero
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um dos diversos dilemas enfrentados na maternidade é: qual será a idade certa para tirar a chupeta de uma criança? Estudo realizado pelo Hospital Infantil C. S. Mott da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostra que essa é uma dificuldade enfrentada por muitas mães. O momento certo para intervir no hábito de usar a chupeta é alvo de debates ao redor do mundo.

O que revelam as pesquisas?

Segundo pesquisa realizada com 820 pais norte-americanos, observa-se que pelo menos metade dos filhos costumam utilizar chupeta, e um quarto prefere chupar o dedo. Desenvolve-se esse tipo de hábitos  como uma forma de acalmar os pequenos quando estão irritados ou na hora de dormir. “Essas são técnicas comuns de autoconforto para crianças”, explicou a pediatra Susan Woolford, em entrevista divulgada pela CNN. “Então, os pais se perguntam como removê-las sem causar muito tumulto”.

O hábito de chupar chupeta pode trazer alguns malefícios para o desenvolvimento dos pequenos, como, por exemplo: dificuldade de fechar a boca, problemas na fala e na respiração, ou o surgimento de infecções de ouvido. Essas questões, no entanto, são reversíveis quando observadas e tratadas pelos pais.

Como diminuir o hábito de usar chupeta?

Como levantado pela especialista, crianças costumam abandonar esses hábitos por conta própria entre dois e quatro anos de idade. Quando encontram novas maneiras de lidar com situações estressantes, existe a tendência de deixar a chupeta e o dedo de lado. No entanto, podem surgir exceções, além de pais que desejam dar um fim a este comportamento para garantir o bem-estar dos pequenos.

O momento certo de tirar a chupeta, portanto, pode ser definido como antes dos dois anos. Mas é um fato que a idade certa para desmame não existe. A decisão é tomada com base na frequência, duração e intensidade do uso pela criança .

O que pode dificultar o processo?

De acordo com Annie Pezalla, professora de Psicologia do Macalester College em Minnesota, o hábito de chupar o dedo pode retornar caso a criança passe por fatores ambientais estressantes. “Se você já teve um dia muito difícil e vai para casa querendo algo que lembre sua infância, como assar biscoitos ou se enrolar em um cobertor em posição fetal, este é um fenômeno psicológico de regressão”, pontua. 

“Regredimos a estados anteriores, às vezes mais infantis, onde nos sentíamos seguros”. Mas este não é um motivo para preocupação! Caso o comportamento seja observado, os pais podem buscar ajuda de profissionais da saúde para administração da rotina. 

Quais estratégias se aplicam?

Como indicado por psicólogos, aplicam-se algumas estratégias de intervenção para o desmame da chupeta. Por exemplo: limitar o tempo de uso no dia, esconder o item, ensinar a criança sobre “estar crescendo”, substituir a chupeta por brinquedos, entre outras. Elogiar e reforçar novos hábitos é um ponto fundamental.

“Punir as crianças por seus esforços para encontrar conforto provavelmente vai piorar a situação”, diz Pezalla. “Mostrar às crianças o máximo de compaixão possível, e talvez até ser mais afetuoso com elas, pode levá-las a sentir: ‘Não preciso mais disso. Estou segura, protegida’”, pontua.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também