Home
Estilo de Vida
Dicas de chef para evitar o desperdício de alimentos e reaproveitar as sobras
Estilo de Vida

Dicas de chef para evitar o desperdício de alimentos e reaproveitar as sobras

publisherLogo
Bons Fluidos
24/09/2025 19h46
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
No dia 29 de setembro, o mundo deve parar para olhar com atenção para algo que escorrega silenciosamente pelos dedos todos os dias: alimentos saborosos que vão para o lixo antes de se tornarem pratos deliciosos, história de cozinha ou nutrição de nossos corpos. O Dia Internacional de Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos traz o alerta: cozinhar é muito mais do que preparar receitas. É descobrir novos sabores e possibilidades em cada ingrediente. É também um compromisso com a sustentabilidade e a segurança alimentar.
 
Infelizmente, dezenas de quilos de alimentos vão para o lixo das casas de todo o Brasil. Isso acontece, pois as pessoas não conhecem aquilo que tem em mãos. Um alimento machucado, outro mais maduros e talos se transformam em resto e, por fim, em lixo. Agora, para quem gosta de cozinhar, veja dicas para reaproveitar o que sobra.

Dicas para evitar desperdício de alimentos

Existe um mundo de criatividade e de possibilidades na cozinha. Aquilo que não se valoriza, muitas vezes, pode ser a alma do sabor, o segredo do aroma, o quê a mais para transformar o comum em inesquecível. O conceito do nariz ao rabo, no mundo das carnes, tem seu equivalente vegetal no da raiz ao talo, incentivando o uso de cada parte comestível.

Aproveite o que seria jogado fora

  • Cascas e talos, que quase sempre ganham destino direto ao lixo, são fontes de cor, textura, fibras e nutrientes. Sabe aquela casca de cenoura, rica em beta-caroteno? Ela pode virar parte do bolinho perfeito. Enquanto os talos de brócolis, cheios de vitamina C e fibras, conseguem trazer crocância e um sabor suave para qualquer receita. Cascas de batata, por sua vez, podem virar chips crocantes, já talos de couve ou espinafre são excelentes em refogados e sucos.
  • Folhas de legumes e vegetais como as de cenoura, beterraba ou rabanete, muitas vezes, descartadas, são comestíveis e nutricionalmente ricas. Podem aparecer em saladas, sopas ou como recheio de tortas.
  • Frutas maduras que passaram do ponto no cesto são normalmente descartadas, certo? Mas você sabia que elas concentram doçura, perfume e potência? O amadurecimento intensifica os açúcares naturais e os aromas. Então um smoothie com banana madura, uma geleia rústica sem adição de açúcar ou um bolo úmido pode ser uma boa pedida. Tudo tende a nascer de uma “quase sobra”, evitando o desperdício e aproveitando o pico de sabor.
  • Pães amanhecidos, por fim, são um clássico da reinvenção. O aroma do pão quente se transforma em algo envelhecido, porém, ele também é o ingrediente de torradas, farofas crocantes, pudim de pão e croutons dourados para saladas, ou até mesmo a base para um delicioso pão ralado caseiro.

*Texto da chef Bru Calderon

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também