Dietas veganas para cães podem ser alternativas saudáveis, aponta estudo
Bons Fluidos

O crescente interesse por dietas à base de plantas não é exclusividade dos humanos: a alimentação vegana para cães também vem ganhando popularidade. Agora, um estudo da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, concluiu que produtos formulados sem origem animal podem oferecer nutrição semelhante às rações tradicionais à base de carne, desde que cuidadosamente balanceados.
A pesquisa analisou 31 alimentos para cães disponíveis no mercado britânico, incluindo rações convencionais e veganas. Os cientistas avaliaram parâmetros como teor total de proteínas e aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitamina D e todas as vitaminas do complexo B, componentes fundamentais para o desenvolvimento e a saúde dos animais.
Os resultados indicam que dietas à base de plantas podem ser uma alternativa saudável e viável, desde que formuladas corretamente. “Dietas veterinárias, propositalmente baixas em proteína bruta, frequentemente apresentam composição de aminoácidos essenciais abaixo do ideal. Esses dados fornecem novas informações importantes para tutores de cães de companhia alimentados com dietas à base de plantas ou veterinárias”, explicou Rebecca Brociek, da Escola de Medicina e Ciências Veterinárias.
Resultados
Apesar do bom desempenho nutricional geral, tanto as dietas veganas quanto as de carne apresentaram lacunas em certos nutrientes.
As deficiências identificadas nas dietas à base de plantas lembram aquelas observadas em regimes humanos veganos. Na amostra analisada, 66% das dietas com menor teor de proteína total também eram deficientes em um ou mais aminoácidos essenciais. Além disso, casos isolados de não conformidade com as diretrizes nutricionais foram observados em todos os tipos de alimentos.
55% das rações atenderam a todas as recomendações de aminoácidos. Enquanto isso, 16% às de minerais, 24% às vitaminas do complexo B e 100% às diretrizes de vitamina D. Portanto, esses dados reforçam a importância de um planejamento cuidadoso na escolha de dietas alternativas para cães.
“Cada animal é único. Antes de adotar uma dieta vegana, tutores devem buscar orientação profissional para garantir que o cão receba todos os nutrientes essenciais para o seu bem-estar”, destacou Rebecca Brociek.
