Home
Estilo de Vida
Segundo estudo, brócolis deve estar na dieta de diabéticos; entenda porque
Estilo de Vida

Segundo estudo, brócolis deve estar na dieta de diabéticos; entenda porque

publisherLogo
Bons Fluidos
03/02/2026 16h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A diabetes é considerada uma condição de alto risco por afetar o funcionamento do organismo e ainda ter potencial de gerar complicações severas, além de desencadear outras enfermidades, como a doença renal crônica. Pesquisadores da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), no entanto, descobriram que a inclusão de um alimento na dieta de diabéticos pode reduzir os impactos sobre os rins: o brócolis.

Efeitos no sistema renal

De acordo com os especialistas, a doença afeta os órgãos localizados na região lombar em decorrência dos níveis elevados de açúcar no sangue, que danificam os vasos sanguíneos da área. Como consequência, ocorre o acúmulo de colágeno, responsável pela fibrose, podendo evoluir para a falência renal. Além disso, há aumento na produção de radicais livres e prejuízo no processo de filtragem e eliminação de toxinas.

Esses impactos, que elevam a chance de um diagnóstico de doença renal crônica surgem de forma assintomática e, quando há piora do quadro, tendem a afetar outras partes do corpo. “Assim como a hipertensão pode causar disfunção renal, o rim comprometido também agrava o quadro cardiovascular, criando um ciclo vicioso”, afirmou a orientadora do estudo, Rita de Cássia Aleixo Tostes Passaglia, em entrevista ao ‘Jornal da USP’.

Solução na dieta de diabéticos

Segundo o estudo, contudo, uma possível estratégia para reduzir os riscos aos rins está na inclusão do brócolis na dieta. Isso porque testes indicam que o L-sulforafano, substância presente no alimento, estimula a ação do fator antioxidante Nrf2. O componente, responsável por proteger as células ao impedir a ação dos radicais livres, tem sua atividade reduzida em função do aumento da glicose.

O consumo do vegetal, assim como de outros ingredientes desse grupo, auxilia em sua reativação. Dessa forma, ajuda a controlar processos que comprometem o funcionamento do sistema renal e a prevenir doenças graves. Os pesquisadores constataram esses resultados em modelos experimentais. Por isso, ainda são necessários outros testes para confirmar os benefícios no corpo humano. Ainda assim, o brócolis se destaca por garantir uma alimentação mais saudável.

*Leia também: Diabetes: quais são os melhores alimentos para quem tem a doença?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também