Energético como pré-treino? Entenda o que dizem os especialistas

Bons Fluidos






A fim de aumentar o rendimento durante as atividades físicas, muitos recorrem ao energético como pré-treino. De acordo com especialistas, no entanto, o consumo excessivo somente gera um estímulo temporário, já que, em pouco tempo, o efeito passa, causando a fadiga precoce. Os profissionais também alertam para possíveis riscos à saúde. Entenda:
Riscos do energético
Em entrevista à CNN, o cardiologista Leandro Costa apontou que a bebida, em grandes quantidades, aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, além de causar arritmias. Isso porque apresenta substâncias consideradas estimulantes, como açúcares , cafeína e taurina.
“Entre os principais riscos estão os efeitos cardiovasculares Há relatos de casos extremos em que o consumo elevado de energéticos esteve associado a eventos graves, como parada cardíaca”, explicou.
Ademais, segundo o especialista, o líquido ainda afeta o cérebro e o psicólogo, podendo levar à insônia, ao nervosismo, bem como potencializar a ansiedade . Outra ponto de atenção, de acordo com os estudiosos, é o metabolismo, pois o excesso altera os níveis de glicose no sangue. Nesse quesito, os riscos são maiores para adolescentes e crianças.
Os profissionais ressaltam que, antes do quadro se agravar, o corpo dá sinais. Por isso, eles recomendam procurar por atendimento médico no caso de sintomas como dor no peito, falta de ar, tremores, tontura, palpitações, náuseas ou sudorese excessiva.
Alternativas para o pré-treino
É importante ressaltar que a ingestão moderada e com orientação de um profissional pode ser eficaz. Entretanto, o mais indicado por especialistas é substituir o energético por estimulantes saudáveis e naturais. Um exemplo é o suco de beterraba , que auxilia a resistência física e reduz o cansaço.
“Um copo do líquido, consumido cerca de uma hora antes do treino, traz benefícios significativos para quem busca melhorar o desempenho esportivo. Além disso, o suco também contém antioxidantes e vitaminas essenciais para a recuperação muscular”, detalhou a nutricionista Regiane Cruz, ao ‘Alto Astral’.


