Essa fruta ajuda a aliviar sintomas de resfriados e alergias; descubra qual

Bons Fluidos








O inverno é o período em que há o aumento dos casos de alergias respiratórias, como rinite, e de resfriados. Essas doenças afetam, principalmente, as vias aéreas, causando congestão nasal e tosse. Uma forma de reduzir esses sintomas, de acordo com especialistas, é ingerindo laranjas. Eles ressaltam que a fruta também fortalece o sistema imunológico.
Laranjas combatem alergias e resfriados
Estudos, como o desenvolvido pela Universidade de Nottingham, indicam que o principal benefício da fruta está na presença significativa de vitamina C. Isso porque o nutriente tem propriedades antioxidantes, ajudando a controlar a ação de radicais livres no pulmão e a prevenir infecções.
Por isso, a laranja ainda contribui para a redução da inflamação nas vias aéreas. Desta forma, não somente combate alergias, resfriados e gripes, como pneumonia e bronquiolite. Evidenciando esse efeito, um levantamento da Universidade de Helsinque mostrou que o consumo frequente da fruta resultou na menor duração dos sintomas dessas enfermidades.
De acordo com especialistas, o que também explica o benefício é o fato de a vitamina C impulsionar a produção de glóbulos brancos – células do sistema imunológico responsáveis por proteger o corpo. Como consequência desses processos, há uma melhora tanto da função pulmonar quanto da saúde física de forma geral.
O poder da fruta para o corpo
Assim, para além da imunidade e do sistema respiratório, a laranja favorece o bem-estar cardiovascular, em decorrência do valor nutritivo, já que é rico em fibras e minerais. O potássio, por exemplo, estabiliza o ritmo cardíaco e atua contra o acúmulo de sódio. Ademais, especialistas ressaltam o potencial das fibras presentes em sua composição, que auxiliam a controlar o colesterol.
Esses impactos positivos, por conseguinte, estão associados a um menor risco de desenvolver problemas no coração e nos vasos sanguíneos, como o acidente vascular cerebral (AVC). Por esse motivo, a recomendação é consumir a fruta inteira ao menos uma vez por dia.



