Fruta popular pode ajudar a controlar o colesterol; saiba qual é
Bons Fluidos

Nos últimos anos, diferentes estudos têm concordado e discordado sobre os benefícios do abacate, uma fruta muito popular entre os brasileiros. Uma nova pesquisa, contudo, que revisou diversos levantamentos, indica que o alimento pode desempenhar um papel essencial no controle do colesterol ruim (LDL) e na preservação de um dos principais órgãos do corpo: o coração.
Abacate como aliado da saúde e do colesterol
De acordo com o levantamento, publicado na revista científica Clinical Nutrition ESPEN, o abacate consegue reduzir os níveis de LDL graças aos fitosteróis. Essas substâncias, por terem estrutura semelhante à do colesterol, impedem sua absorção e acúmulo nas células intestinais. Além disso, as fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares, que o organismo elimina pelas fezes, e esse processo dificulta a digestão das gorduras e sua circulação no corpo.
Dessa forma, conforme apontam os pesquisadores, ocorre a diminuição dos níveis de LDL, principalmente em indivíduos com risco cardiovascular elevado. Em entrevista à ‘Agência Einstein’, um dos autores do trabalho, Vitor Engrácia Valenti, do Centro de Revisões Sistemáticas para Saúde Cardiovascular e Metabólica da UNESP, explicou que o abacate também contribui para a regulação da pressão arterial.
Outro ponto positivo é sua ação antioxidante e anti-inflamatória, além da riqueza em sais minerais. O alimento, portanto, auxilia na proteção das artérias, reduzindo as chances de doenças como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Ademais, por ter sido associado à redução da insulina em jejum, os pesquisadores defendem que o consumo do abacate ainda se mostra eficaz no combate à obesidade e ao diabetes tipo 2.
Por isso, eles recomendam inclui-lo na dieta, mas com equilíbrio e buscando variar as receitas. Uma dica, por exemplo, é amassar o abacate e temperar com sal, pimenta e limão. Os estudiosos também sugerem comer a pastinha com torradas ou até apostar no guacamole com tortilhas, saladas ou carnes.
*Leia também: Harvard recomenda 10 alimentos para controlar o colesterol; confira