Por que os cães lambem as patas? Descubra as causas e como ajudar
Bons Fluidos

Diferentemente dos humanos, que demonstram seus sentimentos e incômodos conversando, os cães comunicam muito sobre seu estado mental e físico por meio de gestos. O ato de lamber as patas, por exemplo, pode indicar desde problemas de pele e dores até questões emocionais, como ansiedade.
Causas por trás da prática
De acordo com veterinários, é comum que os cães lambam as patas de vez em quando. Isso porque, semelhante aos gatos, o hábito faz parte da rotina de higiene natural dos bichinhos. Entretanto, quando a frequência se torna excessiva, pode indicar condições dermatológicas, como dermatite atópica, ou alergias, que causam coceira e levam à lambedura.
Outras possíveis causas incluem a ansiedade e o estresse. Ademais, lesões e dores nas articulações, além de infecções bacterianas ou fúngicas, também podem desencadear o comportamento. Nesses casos, os pets tentam aliviar o incômodo, mas acabam agravando o problema e ocasionando machucados secundários.
“Se a prática for realizada sempre no mesmo local e com grande frequência, precisamos ligar o sinal de alerta, e entender o que pode estar acontecendo de errado“, orientou a médica veterinária, Mariana de Castro Amancio, em um artigo publicado no site ‘Ourofino PET’.
Como evitar que os cães lambam as patas?
Portanto, segundo Amancio, após a identificação do hábito e de complicações, como inchaço, feridas abertas ou odor desagradável na pele, é fundamental consultar um profissional. O especialista poderá identificar a origem do problema e indicar o tratamento adequado.
Algumas ações, contudo, podem ser iniciadas antes mesmo do diagnóstico, a fim de favorecer o bem-estar do animal. Entre elas está a higienização das patas com água morna logo após os passeios. Além disso, ofereça ao pet uma dieta equilibrada, capaz de reduzir os riscos de alergias. Por fim, estabeleça uma rotina ativa para o cão, com exercícios regulares que contribuem para o equilíbrio emocional.
