Testes de anticoncepcional masculino avançam; conheça o novo método
Bons Fluidos

Atualmente, a prevenção e o controle de gestações são, principalmente, responsabilidades das mulheres, pois a maioria dos métodos disponíveis é voltada para elas. Cientistas, no entanto, têm buscado mudar essa realidade, desenvolvendo técnicas contraceptivas para os homens. Uma delas, o anticoncepcional masculino YCT-529, já mostrou resultados positivos e avançou para a segunda fase de testes. Entenda:
O avanço do anticoncepcional masculino
Focados em criar um novo método para reduzir a fertilidade dos homens temporariamente, pesquisadores da Universidade de Minnesota investigaram o que ocasiona a produção do esperma. Eles descobriram, então, que o ácido retinoico alfa é um dos principais responsáveis pelo processo, que resulta na posterior fecundação do embrião, iniciando a gravidez.
Assim, os profissionais desenvolveram a YCT-529, uma pílula capaz de bloquear a proteína e impedir a formação de espermatozoides. Nos últimos meses, a fim de verificar a sua eficácia e potenciais efeitos adversos, foram realizados os primeiros testes em humanos. Para isso, o estudo contou com o auxílio de 16 pessoas com idades entre 32 e 59 anos.
Resultados e próximas etapas
Como uma forma de prevenção, caso existissem impactos duradouros, participaram somente os homens que já passaram pela vasectomia. Esses voluntários se dividiram em diferentes grupos: enquanto alguns ingeriram placebos, outros receberam o anticoncepcional masculinos em dosagens baixas ou altas. Além disso, para a maioria, os profissionais disponibilizaram o fármaco em jejum e, para o restante, somente após a alimentação.
Desta forma, de acordo com o artigo publicado na revista Communications Medicine, eles contataram que, em ambas os cenários, o novo método conseguiu atingir seu objetivo. O estudo apontou ainda as alterações decorrentes do consumo (cardíacas ou hormonais) não foram significativas.
“Os resultados positivos deste primeiro teste clínico lançaram as bases para um segundo ensaio, no qual os homens receberam YCT-529 por 28 e 90 dias, para estudar a segurança e as alterações nos parâmetros espermáticos”, afirmaram os pesquisadores, em comunicado.
