Vitamina C: confira os maiores benefícios para a saúde
Bons Fluidos

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um dos nutrientes mais importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Por isso, ela precisa ser obtida diariamente por meio da alimentação, já que nosso corpo não é capaz de produzi-la por conta própria.
Para que serve a vitamina C?
Essa vitamina é multifuncional. Seus benefícios vão muito além da prevenção de gripes e resfriados, como muitos já conhecem:
- Fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater vírus, bactérias e outros microrganismos;
- Participa da produção de colágeno, essencial para a firmeza da pele, cicatrização de feridas, integridade dos vasos sanguíneos e saúde das gengivas;
- Melhora a absorção do ferro, prevenindo e auxiliando no tratamento da anemia;
- Atua como antioxidante, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres – o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer;
- Ajuda a manter a saúde do cérebro, por ser necessária na produção de dopamina e noradrenalina, neurotransmissores que atuam no humor, memória e cognição;
- Contribui para a regulação da pressão arterial e redução do colesterol LDL (o colesterol “ruim”), favorecendo a saúde cardiovascular.
Quais alimentos são ricos em vitamina C?
A vitamina C está presente em frutas, legumes e verduras – especialmente nos frescos e crus, já que o calor pode destruir parte do nutriente. Entre os campeões da vitamina, estão:
- Frutas cítricas: laranja, limão, acerola, kiwi, caju, goiaba e morango;
- Frutas vermelhas: amora, framboesa, mirtilo;
- Vegetais e legumes: pimentão, tomate, cenoura, couve, espinafre, brócolis e rúcula;
- Alho e cebola.
Deficiência de vitamina C
A falta desse nutriente pode causar fraqueza muscular, anemia, sangramento nas gengivas, cansaço, dor muscular e até outras doenças mais graves. Por outro lado, como a vitamina C é hidrossolúvel (ou seja, dissolve em água), normalmente elimina-se seu excesso pela urina, sem causar efeitos colaterais significativos.
Apesar da popularidade dos suplementos de vitamina C, o ideal é buscar o nutriente através da alimentação variada e equilibrada. Deve-se realizar a suplementação apenas com a recomendação de um médico ou nutricionista, especialmente em casos de deficiência.