Novo medicamento em comprimido para obesidade apresenta resultados promissores
ICARO Media Group TITAN

Um recente estudo realizado com a orforgliprona, nova substância desenvolvida pela farmacêutica Eli Lilly para combater a obesidade, revelou resultados animadores. A pesquisa, denominada ATTAIN-1 e divulgada pela empresa na última quinta-feira, demonstrou que a orforgliprona se mostrou tão eficaz e segura quanto terapias injetáveis como o Wegovy (semaglutida).
Durante 72 semanas, os participantes foram submetidos a diferentes dosagens de orforgliprona (6 mg, 12 mg e 36 mg) em comparação a um grupo que recebeu placebo. Os resultados mostraram que a dose de orforgliprona de 36 mg foi capaz de reduzir o peso corporal em até 12,4%, em contraste com os 0,9% do grupo que recebeu placebo. Por sua vez, a semaglutida, que é o princípio ativo do Wegovy, apresenta uma perda de peso estimada entre 10% e 15%.
Além dos resultados positivos na perda de peso, a orforgliprona também demonstrou melhorias em indicadores de saúde do coração. Dentre os efeitos secundários mais comuns estão sintomas gastrointestinais leves a moderados, como náusea, constipação e diarreia. Contudo, a maioria dos participantes tolerou bem esses efeitos, e somente uma pequena porcentagem interrompeu o tratamento devido a eles.
De acordo com Kenneth Custer, vice-presidente executivo da Lilly, diante dos resultados encorajadores, a orforgliprona será submetida a avaliações regulatórias ainda neste ano, visando a um lançamento global que atenda à demanda crescente no tratamento da obesidade. Os detalhes completos do estudo ATTAIN-1 serão apresentados em setembro, durante a Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, e posteriormente publicados em periódicos científicos revisados por pares.
A orforgliprona, desenvolvida pela Chugai Pharmaceutical e licenciada para a Eli Lilly, é o primeiro agonista do GLP-1 por via oral destinado ao tratamento da obesidade. Ao imitar a ação natural do GLP-1, hormônio responsável por regular a sensação de saciedade e a insulina no organismo, a substância promete ser um avanço significativo no tratamento da obesidade, beneficiando milhões de pessoas em todo o mundo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads

